O SITRAEMG, através de seu coordenador Henrique Olegário, participou por todo o dia do corpo-a-corpo com parlamentares em Brasília, contra a PEC 241, considerada o projeto de desmonte do Estado brasileiro. Henrique participou da atividade junto com representantes da Auditoria Cidadã da Dívida, e tem conversado com deputados e senadores com o intuito de convence-los a se posicionar contra a PEC nas próximas votações. Segundo o coordenador, os partidos da base governista estão intransigentes em relação à aprovação da malfadada PEC, “inclusive, taxando como petistas todos que são contra o congelamento de investimentos públicos por 20 anos”, lamentou.
A medida é considerada rígida, e só se justifica a uma Emenda Constitucional, comprometendo investimentos destinados s à saúde e à educação, cujos gastos passarão a ser limitados aos praticados atualmente, reajustados apenas pela inflação do ano anterior. Na prática, o projeto representa o congelamento por 20 anos de todos os investimentos do estado, principalmente aqueles que têm como foco o interesse social.
Mas a PEC vai além com o congelamento de salários e proibição de concursos públicos, com prestígio absoluto ao Capital Financeiro. Em relação à dívida pública, permanece a não exigência de auditoria, enquanto se abrem as portas para aumento dessa dívida, regulamentando a atuação das chamadas Empresas Estatais Não Dependentes.
Olegário conclama toda a categoria a lugar contra a PEC 241: “É inadiável que nos juntemos com todas as forças, para ser evitar a aprovação desse Projeto de Emenda Constitucional, em segundo turno, cuja votação está prevista para o próximo dia 24”, afirmou o coordenador.
O SITRAEMG estará presente em Brasília junto com a Delegação Mineira.