Sitraemg leva reivindicações de servidores (as) da Justiça Federal à presidência do TRF6

Compartilhe
IMG_9015
19.10.2022 – Ao lado direito da mesa: Alexandre Magnus, Luciana Tavares, Hélder da Conceição Amorim (coordenadores do Sitraemg), Ivanir Ireno (secretário geral), Mônica Sifuentes (presidente). Ao lado esquerdo da mesa: Bene-Zaete (chefe de assessoria), Andreia Silva Rego (diretora de RH), Paulo José da Silva (coordenador do Sitraemg), Letícia Kaufmann, assessora jurídica do Sitraemg.

O Sitraemg levou algumas reinvindicações dos servidores e das servidoras da Justiça Federal à presidência do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

O encontro aconteceu na tarde de quarta-feira, 19 de outubro, e teve a participação dos coordenadores do sindicato: Luciana Tavares, Hélder Amorim, Paulo José da Silva, Alexandre Magnus e Dra. Letícia Kaufmann, da assessoria jurídica.

Pelo TRF6 participaram a presidenta, desembargadora Mônica Jacqueline Sifuentes, a Diretora de Recursos Humanos, Andreia Silva Rego, a Chefe de Assessoria, Bene-Zaete Galdino Freitas e o Secretário-Geral, Ivanir Ireno.

A coordenação do Sitraemg abordou as queixas apresentadas pelos servidores e servidoras acerca da falta de informações sobre lotação, o aumento da demanda de trabalho e a redução de vencimentos. “Houve a instalação do Tribunal e o impacto foi muito grande sobre os servidores”, disse o coordenador Hélder Amorim.

Igualmente, o Sitraemg tratou do teletrabalho, uma reivindicação que tem ganhado corpo entre os servidores e as servidoras. Os coordenadores reiteraram o pedido de concurso de remoção interna e redistribuição de servidores antes da nomeação de novos (as) servidores (as).

Além disso, a coordenadora Luciana Tavares reivindicou a realização de uma reunião específica do segmento dos oficiais, técnica, para tratar da questão da distância percorrida pelos oficiais de justiça. A presidente se mostrou sensível ao tema e atendeu ao pedido.

Aumento de trabalho e poucos recursos
A desembargadora Mônica Sifuentes disse que o TRF6 está sendo implementado com escassez de recursos e que, portanto, é preciso otimizar a sua aplicação. E prometeu que a sua gestão terá espaço para o diálogo com o sindicato: “Essa é uma gestão que pretende ser aberta no diálogo e transparente”, disse.

A presidente e seus assessores diretos responderam às ponderações e questionamentos e pontuaram algumas dificuldades que têm enfrentado na implementação do TRF6.

Entre as dificuldades está a migração dos sistemas informatizados do TRF1 para a Corte de Minas Gerais. Em decorrência disso, segundo explicou a Chefe de Assessoria, Andreia Silva Rego, houve problemas na lotação de servidores e servidoras.

Andreia explicou que as mudanças trazidas pela instalação do novo Tribunal geram um sentimento legítimo de luto nos (as) servidores (as). Ela relatou estar atuando com o máximo de “carinho e escuta” com os (as) servidores (as) e disse estar aberta para tratar de questões pontuais.

Acerca do aumento das demandas de trabalho, o Secretário-Geral, Ivanir Ireno, disse que essa é uma questão que será resolvida com o tempo. Ele pontuou que o objetivo é não deixar a prestação jurisdicional cair, mas enfatizou que “ninguém vai exigir de servidores e juízes algo além daquilo que eles podem dar”.

Para a coordenação do Sitraemg, a reunião foi importante por estabelecer um canal de diálogo a nova presidente do TRF6. A direção da entidade considera, entretanto, que ainda há questões a serem tratadas em especial no que diz respeito ao aumento da demanda de trabalho e o impacto disso sobre a saúde de servidores e servidoras.

Leia mais
Sitraemg lança enquete acerca dos impactos da instalação do TRF6 sobre a vida de servidoras (es)

Sitraemg se reúne com a presidente do TRF6, desembargadora Mônica SIfuentes, no dia 19 de outubro

Sitraemg convida Ojafs do TRF6 para debater Procedimento Administrativo sobre distâncias percorridas

TRF6 é instalado e desembargadora Mônica Sifuentes é eleita presidenta

Sitraemg entrega reivindicações da categoria à primeira desembargadora nomeada ao TRF6

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags