Foi realizado pela Fenajufe, no último dia 5 de abril, no Hotel Nacional, em Brasília (DF), o 3º Encontro do Coletivo Nacional dos Aposentados – Conap. O SITRAEMG esteve presente, representado pelas aposentadas Artalide Lopes Cunha (TRT, e coordenadora do Sindicato) e Maria Eunice Diniz (JF).
No evento, coordenado por Jacqueline Silva de Albuquerque, João Evangelista Mendes de Souza e Mara Rejane Weber (coordenadores da Fenajufe), debate sobre projetos de interesse dos aposentados; discussão sobre a organização dos núcleos e a participação dos aposentados no debate de carreira e na luta pelo reajuste salarial; e momentos de socialização entre os participantes.
Segundo a coordenadora sindical, a PEC 555/2006, que revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional 41/2003, extinguindo gradativamente a cobrança da contribuição previdenciária, de 11%, dos servidores públicos aposentados e pensionistas, foi o tema mais discutido durante o Encontro. Durante seu pronunciamento, a coordenadora sindical falou sobre a realização da audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais sobre a PEC, em março último, que lotou o Plenário da Assembleia. Além disso, destacou, a grande participação dos aposentados e pensionistas filiados ao SITRAEMG nas diversas atividades promovidas pela entidade.
Segundo Artalide, o recado deixado pelo Encontro foi pela mobilização “agora” pela aprovação da PEC 555/06, devido à aproximação das eleições. Os coordenadores da Fenajufe pediram, ainda, a todos os presentes, que enviem cartas para os deputados federais, solicitando que a PEC seja colocada em votação com a máxima urgência.
Sobre o Conap
O Coletivo Nacional dos Aposentados da Fenajufe – Conap é uma instância de caráter consultivo, no âmbito do segmento dos Aposentados do Judiciário Federal e do Ministério Público da União, devendo suas propostas ser encaminhadas à Diretoria Executiva da Fenajufe e, se for o caso, submetidas às instâncias estatutárias.
O Conap tem por objetivos principais oportunizar a todos os aposentados a troca de ideias voltadas para a defesa dos seus interesses políticos, sociais e culturais, sem caráter político partidário, e a integração do aposentado nos movimentos sindicais, para garantia dos direitos gerais da categoria e específico dos aposentados.