Sitraemg defende redução do atendimento no Balcão Virtual, em sessão do Órgão Especial do TRT

Compartilhe

O Órgão Especial do TRT mineiro estabeleceu, nessa quinta-feira (8), novo horário de funcionamento para o balcão virtual e o atendimento ao público, mesmo após a pandemia. Será das 10 às 17h. Isso vale, inclusive, para os foros, cujo horário antes era das 8 às 18h. Foi reduzido, portanto, em três horas.

O Sitraemg utilizou a prerrogativa do Regimento Interno do Tribunal (art. 145, inciso VI, parágrafo único) para se manifestar na sessão. O coordenador executivo David Landau foi incumbido de apresentar a insatisfação da categoria com a redução em apenas uma hora. Na sua fala, ele pontuou dados e informações  apresentadas pelos servidores da Justiça do Trabalho no dia 22 de março e sistematizadas por comissão montada com o objetivo de organizar a movimentação do sindicato em defesa de uma jornada menor, com a participação de Carol, Meire, Eduardo, do coordenador do sindicato Alexandre Magnus, do assessor jurídico dr. Jean Ruzzarim, além do próprio David Landau.

Levantamento feito por e-mail junto às unidades judiciárias, até a manhã do dia da sessão junto, constatou que não há demanda que justifique tal horário para o Balcão Virtual. No universo de 123 unidades pesquisadas, 56% responderam que até o momento não haviam realizado nenhum atendimento, e 93%, menos de três atendimentos.

A desembargadora Maria Lucia Cardoso de Magalhães propôs que o horário de atendimento fosse de 10 a 12h e de 14 a 16h, uma iniciativa positiva que, na opinião dos membros da comissão, alcançaria acordo com o anseio dos servidores. Na sua defesa, a magistrada citou a preocupação da jornada tripla das mulheres servidoras da categoria. Porém, apesar da iniciativa ter sido derrotada, sem nenhum outro voto que a acompanhasse, o sindicato agradece à desembargadora por ter sido sensível à realidade das servidoras e dos servidores.

Frente a essa decisão, o Sitraemg e a comissão ainda irão analisar quais são as medidas ainda possíveis e adequadas para atender os anseios dos servidores.

Confira, abaixo, vídeos com as falas do coordenador executivo David Landau


Atendendo ao chamado feito pelo Sitraemg através do site, Facebook, e-mail e whatsapp, mais de 100 servidores assistiram à sessão transmitida ao vivo pelo canal da TV-TRT no Youtube.

    • Confira a íntegra do vídeo da sessão do Órgão Especial

Avaliação do sindicato e da base

“Participei da comissão para tratar das demandas dos servidores quanto à implantação do Balcão Virtual. Apesar de não termos obtido o objetivo final, que seria a redução do horário ou até mesmo a suspensão da medida, pude testemunhar de perto o esforço do Sitraemg na tentativa de buscar um resultado positivo. Tanto na reunião inicial promovida com a categoria, quanto na condução dos trabalhos da comissão, foi bom perceber que o Sitraemg realmente quer ouvir a opinião do servidor e essa abertura tem muito valor”, observa Carol Lopes.

“Trabalhamos muito e de forma conjunta/democrática (direção sindical e a base da categoria/comissão) para suspender a decisão e para reduzir o horário de atendimento do balcão virtual, mas falo que esta única hora de redução teve, sem dúvida, nossa participação”, avalia o coordenador do sindicato Alexandre Magnus. Ele destaca como “excelente” a atuação do coordenador David Landau, na sustentação oral.

Para Magnus, o CNJ e o CSJT não determinam, em nenhuma norma, a vinculação do horário de funcionamento da Justiça do Trabalho com o horário de atendimento do balcão virtual. “Foi essa, que entendo equivocada, a tese defendida pelo presidente e Corregedoria do TRT”, lembra.  Na sua opinião, “os desembargadores podiam, pelo princípio conciliador da Justiça do Trabalho, fixar o atendimento do balcão virtual entre as 13h e 17h (portanto, durante quatro horas), como fez o TRT da 4ª Região, ou acatar a sugestão pacificadora da desembargadora Maria Lúcia”.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags