O Sitraemg aproveitou a presença de vários parlamentares em agenda do presidente Lula, em Belo Horizonte, para se articular em defesa do Plano de Carreiras da categoria.
Durante cerimônia de anúncios de investimento do governo federal para Minas Gerais, no Minas Centro, a coordenadora-executiva Joana D’Arc Guimarães abordou os deputados federais mineiros Rogério Correia (PT), Reginaldo Lopes (PT), Célia Xacriabá (PSOL) e Duda Salabert (PDT). Conversou também com as deputada estaduais Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (PSOL).
Na conversa com os parlamentares, a representante do sindicato relatou que o Plano de Carreiras foi protocolado pela Fenajufe no Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro de 2023. E pediu a intercessão deles junto ao STF em defesa do envio urgente do anteprojeto ao Congresso Nacional.
Arbitrariedade do Fórum de Carreira do CNJ
O Sitraemg tomou conhecimento, na quinta-feira, 27 de junho, que o Fórum Permanente de Gestão e Carreira do CNJ estuda propor apenas um reajuste emergencial rebaixado, possivelmente só na GAJ e linear para a categoria.
O sindicato entende que essa é decisão é arbitrária. Mais uma vez, o Fórum foge à negociação com os servidores para construção do Plano de Careiras, que é uma proposta da categoria aprovada, em âmbito nacional, por ocasião da XXIII Plenária Nacional Fenajufe, em novembro de 2023.
Para a categoria, somente com a reestruturação das carreiras conseguirá resolver as distorções históricas existentes e prejudiciais a todo o conjunto de servidores.
Confira a posição do Sitraemg nos vídeos abaixo:
Assessoria de Comunicação
Sitraemg