O Sitraemg expressa seu apoio às manifestações em defesa da democracia, que estão organizadas para o próximo 8 de janeiro.
A data marca um ano da tentativa frustrada de golpe de Estado que vandalizou os Edifícios-Sede dos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião, o prédio do Supremo Tribunal Federal foi o mais depredado.
Para o coordenador do Sitraemg Alexandre Brandi, é importante que os eventos de um ano atrás não sejam esquecidos, para que nunca se repitam: “O Poder Judiciário foi o mais atacado, em especial a Justiça Eleitoral. Se os golpistas tivessem conseguido o que queriam, hoje poderíamos ter generais interventores como diretores-gerais nos Tribunais Regionais Eleitorais”, afirma.
Programação das manifestações
Belo Horizonte: Na capital mineira, a manifestação será na Casa do Jornalista, a partir das 16h. Organizado por diferentes centrais sindicais e entidades em defesa da democracia, o ato pretende lembrar que “ditadura, nunca mais”. A Casa do Jornalista fica na av. Álvares Cabral, Centro.
Brasília: Na Capital Federal, haverá uma manifestação no Senado, reunindo os presidentes dos Três Poderes.
STF promove exposição sobre o 8 de janeiro
O Supremo Tribunal Federal promoverá a exposição “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia”, em alusão à tentativa de golpe.
De acordo com o site do STF, a exposição será aberta ao público na terça-feira (9), das 13h às 17h, no térreo do Edifício-Sede.
A iniciativa é voltada à preservação da memória institucional do STF e mostra cenas que simbolizam a resistência da Corte e o trabalho de reconstrução e restauração do Supremo.
Leia mais
Sitraemg repudia ação de ação de vândalos e de terroristas em Brasília
Assessoria de Comunicação
Sitraemg