Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG acompanha debates sobre reforma trabalhista e “Diretas Já”

Compartilhe

Os coordenadores do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues e Henrique Olegário Pacheco, a convite do senador João Capiberibe (PSB/AP), acompanharam ontem (segunda-feira, 10), no Senado, reunião Frente Parlamentar Suprapartidária pelas DIRETAS JA. Aos dois coordenadores mineiros se somaram aos representantes de outras entidades representativas e de várias centrais sindicais.

Confira, a seguir, o relato do coordenador Henrique Olegário Pacheco:

“Entre outros pontos discutidos, focou-se na criação da Secretaria Executiva e na Rede Nacional pelo Movimento das # DiretasJa.

Ficou nítido que o objetivo da Frente, além de exigir a devolução do poder aos que legitimamente o detém (o povo) representa uma fronteira contra a destruição dos direitos sociais e entrega da riqueza nacional a interesses particulares. As DiretasJa só fazem sentido se o povo entender que o que estão fazendo é um crime contra a sociedade, acentuou uma das senadoras, ao que acompanhou a deputada Zenaide Maia (PR/RN), acrescentando que vamos ter que atrelar as DiretasJa à perda do direito à aposentadoria, com o desmonte da Seguridade Social. O senador João Capiberibe, presidente da Frente, que anunciou a reunião da Secretaria Executiva na próxima quinta-feira (13), foi enfático ao afirmar que assistimos a um visível encolhimento da democracia no Brasil.

Terminada a reunião na Frente Parlamentar, os dois coordenadores seguiram para a vigília na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, sob a condução do senador Paulo Paim (PT/RS).

Vários expoentes políticos e representantes de entidades sindicais expuseram suas argumentações contra a chamada reforma trabalhista, construída toda ela em cima de mentiras, apesar de a maioria dos juízes trabalhistas e dos próprios ministros do TST serem contra o projeto.

O projeto, como ressaltado amplamente, desconsidera a ideia de nação para o Brasil, e está sendo votado por senadores que não foram eleitos para tal fim e jamais tiveram coragem de pautar essa malfadada reforma em suas campanhas eleitorais.

A OIT acaba de responder, por provocação, que a reforma proposta atinge 3 a 4 convenções internacionais, destacando-se  a mudança proposta do negociado sobre o legislado, tão radical, sem a indispensável consulta popular, notadamente aos segmentos afetados.

Paulo Paim concluiu a vigília à meia noite, para ser retomada às 9 horas da manhã de hoje, lembrando que, quando os senadores que reconhecem que a reforma não é a melhor, mas votam assim mesmo a favor, estão fazendo a mais pura maldade contra o povo brasileiro. Afirmou o senador que beira a linha da desonestidade votar em algo em que não se acredita. Se aprovarem isso, estarão atingindo a alma do povo brasileiro. É um desrespeito grande que beira a covardia, encerrou o Paim.

O coordenador geral do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues fez seu pronunciamento, cumprimentando Paulo Paim, enaltecendo o momento de discussão, promovido pelo senador gaúcho, e sugerindo que o Congresso Nacional talvez esteja necessitando de uma urgente terapia coletiva, a fim de se evitar que o adoecimento moral dos membros dessas duas Casas não expanda seus efeitos sobre todos os brasileiros. Rodrigues ressaltou que o SITRAEMG registra seu repúdio a essa tentativa de destruição de direitos sociais, iniciada no Palácio do Planalto e freneticamente acelerada nas Casas Legislativas. Paulo Paim concordou com o diagnóstico feito pelo coordenador do Sindicato e se juntou à argumentação para registrar que será incansável na defesa dos trabalhadores.

Ao final, já nos corredores, os coordenadores Henrique Olegário Pacheco e Carlos Humberto Rodrigues conseguiram um compromisso do senador Paulo Paim para, atendendo a convite do SITRAEMG, participar de discussões sindicais de interesse da categoria”.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags