Depois de se reunir com representantes do TRT3 responsáveis pela gestão do plano de saúde dos servidores da Justiça do Trabalho, para tratar sobre a precariedade do atendimento da Unimed no Norte de Minas, o Sitraemg reuniu-se com gestores do TRE-MG, na quarta-feira, 1º de outubro, para dialogar sobre o mesmo problema em relação aos servidores da Justiça Eleitoral naquela região do estado.
O Sitraemg foi representado pelas coordenadoras Alessandra Barbosa, Joana D’Arc Guimarães, Marjory Pereira de Sousa e Liana Theodoro Ferreira, além do advogado Rodrigo Messias Teixeira Campagnacci, da assessoria jurídica, e do psicólogo Arthur Lobato, do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM). Foram recebidos pela diretora-geral do Tribunal, Cassiana Lopes Viana; pela secretária de Gestão de Pessoas, Maria da Glória Araújo; pela titular da Seção de Gestão da Assistência Médica e Odontológica (Sameo), Daniela de Souza Rocha; pelo secretário administrativo, Rodolfo Pacheco; Deborah Maciel Corrêa, coordenadora de Atenção à Saúde; e Rosane Reis e Simone Costa Neves Alves, da Sedop.
Os representantes do sindicato relataram que, em reunião com os servidores da Justiça Eleitoral, assim como ocorreu com os colegas da Justiça do Trabalho, ouviu queixas de atrasos de até mais de 40 dias na autorização de exames e do número cada vez mais reduzido de médicos para atender.
Os gestores do TRE-MG admitiram que esses problemas vêm ocorrendo. Porém, são resolvidos sempre que os servidores entram em contato pelos canais que são divulgados para comunicação com a empresa e com o Tribunal (confira-os, ao final). Não havendo o profissional de saúde para a especialização necessitada ou a possibilidade atendimento de outras demandas pelo plano, a Unimed autoriza a realização do procedimento com outro profissional da mesma especialidade da rede particular, assumindo o compromisso de reembolso dos valores gastos. Mas o pedido de reembolso deve ser feito antes da consulta, pelo e-mail posto.tre@unimedbh.combr, com cópia para o e-mail plano.saude@tre-mg.jus.br Isto vai permanecer até que essa situação se normalize.
Eles salientaram, inclusive, que como esses contratempos têm sido resolvidos dentro das previsões contratuais, o Tribunal nem pode acusar e/ou acionar a empresa judicialmente, por não ter se caracterizado a “quebra” de contrato.
Em relação aos servidores que têm optado pela saída do convênio, em razão dessas dificuldades, o Tribunal vem lhes repassando o valor equivalente ao disponibilizado para o plano. No entanto, isto está sendo feito em caráter emergencial, e não é o desejável, pois o servidor terá dificuldade de encontrar outro plano com as mesmas vantagens oferecidas pelo da Unimed, e, além disso, sua saída enfraquece o plano institucional e prejudica os demais servidores que nele permanecem.
Segundo os gestores, o Tribunal se mantém em permanente diálogo com a Unimed-BH, solicitando que busque as soluções para os problemas que surgiram junto às outras Unimeds que operam no estado. E as coordenadoras do sindicato, dentro do objetivo de assegurar o melhor atendimento para os colegas da Justiça Eleitoral, colocaram a entidade à disposição, para colaborar no que for preciso e possível. Dispõe-se, inclusive, a conversar com a própria Unimed, já que a tem como parceira nos planos de saúde disponibilizados para os filiados.
A coordenadora do sindicato Alessandra Barbosa avaliou como positiva a medida recente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em relação à Unimed Montes Claros. Por meio da Resolução 3.048, de 16/09/2025 (veja aqui), a ANS fixou prazo de 30 dias para que a empresa regularize suas pendências econômico-financeiras e administrativas junto aos prestadores de serviços conveniados, de forma a continuar prestando, sem riscos, os serviços de atendimento aos seus clientes. Durante esse período, a operadora está proibida de comercializar seus planos de saúde.
Anote os contatos
Dentro da campanha institucional de comunicação e orientação aos servidores acerca do plano de saúde, o TRE-MG divulgou os canais para contatos com a empresa visando ao agendamento de procedimentos e à busca de soluções.
Para todos os servidores do Tribunal: telefones (31)4040-4020 e 0800 030 30 03, disponíveis todos os dias, durante as 24 horas, pelo portal www.unimed.com.br e pelo aplicativo Unimed. O agendamento de consultas e exames é mais eficiente pelo aplicativo Unimed.
Exclusivamente para os servidores do Norte de Minas: e-mail posto.tre@unimedbh.combr (com cópia para plano.saude@tre-mg.jus.br, para conhecimento do Tribunal) e o telefone (31)3306-2043, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Leia mais:
- Sitraemg leva ao TRT3 denúncias de falhas no plano de saúde no Norte de Minas
- Sitraemg cobra melhorias no atendimento do plano de saúde no interior
- Abaixo-assinado: servidores do TRT3 reivindicam melhorias na assistência à saúde
- Vitória! TRT3 atende parte de reivindicações do Sitraemg e servidores relativas ao plano de saúde
- Sitraemg reúne-se com TRE-MG para pedir atendimento de saúde para servidores do Norte de Minas
- Sitraemg pedirá cobertura de saúde para servidores do Norte de Minas do TRT3 e do TRE-MG
Assessoria de Comunicação
Sitraemg