A coordenação do Sindicato acompanhou, atentamente, junto com servidores das secretarias e cartórios, a live promovida pela direção do TRE-MG, na tarde de segunda-feira, 11 de marco, pelo canal do YouTube do Tribunal. Na live foram presentadas informações sobre a força-tarefa que visa ampliar o cadastro de biometria no Estado.
Na semana passada, o Sindicato enviou ofício para a presidência do TRE-MG pedindo reunião com a presidência do Tribunal para debater a operação e outros processos de trabalho. Também foi solicitado assento na reunião, convocada pelo TRE-MG para essa segunda-feira.
Em relação à reivindicação de presença na reunião virtual, o tribunal enviou para o Sitraemg apenas o link para assistir, pelo YouTube, a breve apresentação feita pela Diretora Geral Cassiana Lopes Viana.
Dentre as medidas apontadas pela Diretora Geral para viabilizar a força-tarefa, foi citada a utilização de hora extra, a suspensão do trabalho híbrido e a assinatura de termos de cooperação.
As mudanças apresentadas foram prontamente questionadas pelos servidores de cartórios e secretarias, através de comentários no chat.
Pontos críticos
No geral, os comentários dos servidores apontaram três pontos críticos da TRE-MG que inviabilizam a ampliação do cadastro biométrico: 1) Instabilidade do Sistema (Cadastro ELO) 2) Defasagem dos kits biométricos (cada cadastro pode levar até 20 minutos ou atendimento ser suspenso) 3) Falta de pessoal nos cartórios do Estado.
O Sitraemg tem a expectativa de que as dezenas de questionamentos feitos pelos servidores, no chat, sejam respondidas.
O Sindicato espera que a administração do Tribunal tenha sensibilidade para aceitar a proposta de reunião conjunta para debate processos de trabalho, reiterando a proposta de trabalho conjunto – entre Sitraemg e direção do TRE-MG – para a superação de desafios.
Essa atuação conjunta inclui esforços junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – para mostrar a inviabilidade do cumprimento integral da meta de cadastro biométrico estabelecida para o tribunal eleitoral mineiro.
O Sindicato enviará ofício solicitando reunião com a direção do CNJ e do TSE para tratar deste assunto.
Leia Mais
Sitraemg busca esclarecimentos sobre força-tarefa para cadastro biométrico
Assessoria de Comunicação
Sitraemg