Foi concluída no último dia 9, a Oficina de Radiodramaturgia (parceria entre SITRAEMG e UFMG), realizada na sede do Sindicato, durante quatro segundas-feiras, entre os meses de março e abril. A Oficina faz parte do projeto de pesquisa e extensão Propaganda Educativa Radiofônica, desenvolvido no departamento de Comunicação da UFMG. A Oficina foi oferecida às pessoas com deficiência e/ou sofrimento mental, consideradas cidadãos e cidadãs com talentos e eficiências especiais e que, no contexto, foram chamadas de “incomuns”.
Graziela Melo Viana, professora da UFMG e coordenadora da Oficina, avaliou como muito legal e produtiva a Oficina. Segundo ela, foi muito interessante perceber a percepção deles (os alunos). “Foram outras vivências e trocas de experiências”, disse Viana expondo que a intenção do Projeto é justamente esta aproximação com a comunidade. A professora disse, também, que os alunos participaram ativamente da programação, obedecendo seus limites. “O resultado do trabalho superou minhas expectativas. Trabalhar com o outro, sempre nos trás surpresas”, avaliou Viana.
Quanto ao conteúdo programático, a professora disse que o trabalho foi dividido em teorias e práticas, sendo que para este último, o tempo disponível foi maior. A história do surgimento da rádio, as radionovelas – desde a década de 40 até as atuais-, áudio livros, percursos sonoros (que são os filmes guiados pelo som) pautaram a Oficina. “Fiquei muito feliz com a realização dos programas de rádio, percursos sonoros, canções e cenas curtas (pequenas histórias) realizadas por eles”, concluiu a professora.
O SITRAEMG sente-se honrado em ter sido parceiro nessa empreitada e parabeniza todos os alunos e profissionais envolvidos no trabalho.