Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Servidores vão contestar MP que cria empresa para gerir saúde em audiência na Câmara

Compartilhe

Medida Provisória 520 foi editada pelo então presidente Lula no último dia de seu governo e é apontada como mais um mecanismo disfarçado de privatização

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos deputados promove, na tarde desta terça-feira (29), audiência pública para debater a MP 520/2010, medida provisória que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. A medida foi assinada pelo então presidente Lula a poucas horas de deixar o governo, em 31 de dezembro.

Convocada pelos deputados federais João Ananias (PCdoB-CE) e Amauri Teixeira (PT-BA), a audiência deverá ser polêmica. Representantes de entidades sindicais e de segmentos profissionais do funcionalismo que são contrários à MP vão participar e contestar os argumentos do governo. A medida é uma das 14 MP’s que trancam a pauta de votações do plenário da Câmara esta semana.

Ao defender a proposta, o governo alega que é uma saída para regularizar a situação de 30 mil trabalhadores terceirizados que atuam nos hospitais universitários do país. Movimentos como a Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde não acreditam que seja assim. Para eles, o que está por trás da MP é a busca de mecanismos alternativos para privatizar a saúde pública.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, nega que essa seja a intenção, mas o texto da medida que criou a nova empresa prevê a possibilidade de participação de setores privados, inclusive de fundos de previdência privados. 

Segundo divulgado pela Agência Câmara, foram convidados para falar na audiência, dentre outros, a secretária-executiva do Ministério da Saúde, Maria Aparecida do Amaral; o superintendente do Complexo Hospitalar Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Armando Nogueira; o coordenador-geral da Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras), Rolando Rubens Malvásio Júnior; o diretor da CNTSS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde), João Rodrigues Filho. Representantes da Cnesf (Coordenação nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais) vão participar.

Por Hélcio Duarte Filho, para o SITRAEMG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags