Servidores prestigiam seminário realizado na UFMG

Compartilhe

Na noite da última quarta-feira, 19 de março, a vice-presidente Áurea Parreira compôs a mesa, ao lado dos palestrantes, no último painel do seminário “Justiça e Direitos Humanos: o acesso direto do indivíduo à Justiça Internacional e a Resolução Interna de Litígios sobre Direitos Humanos”. O seminário, realizado no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos dias 17, 18 e 19, foi promovido, em parceria, pela própria Faculdade, SITRAEMG e outras instituições. Ainda do Sindicato, estiveram presentes os diretores José Francisco Rodrigues e Artalide Lopes.

Estudantes e servidores do Judiciário Federal, principalmente aposentados, superlotaram o auditório da Faculdade de Direito, para assistirem às exposições dos advogados Luiz Afonso Costa de Medeiros e Antônio Augusto Cançado Trindade. O primeiro é presidente do Fórum Brasileiro de Direitos Humanos, procurador do Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) na Corte Interamericana de Direitos Humanos e, nessa condição, responsável pela ação que denuncia o governo brasileiro na OEA (Organização dos Estados Americanos) por cobrar a contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas. Ele falou sobre “O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos – aspectos gerais”. O segundo é professor da Universidade de Brasília (Unb), Ph.D. em Direito Internacional pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), ex-juiz e ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos e candidato ao cargo de juiz da Corte Internacional de Justiça da ONU (Organização das Nações Unidas). O professor, que é mineiro e graduado em Direito pela UFMG, abordou o tema “O acesso direto do indivíduo á Justiça Internacional – aspectos gerais, antecedentes e perspectivas”.

Assista, pela TV SITRAEMG (acesso por este portal, no canto direito da página principal), entrevista com o advogado Luiz Afonso Costa de Medeiros, que explica, em detalhes, o andamento e as perspectivas de êxito da ação do Mosap na OEA. E ouça, pela Rádio SITRAEMG (acesso também por este portal, no canto direito da página principal), entrevistas com o mesmo advogado e com o presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, que também compôs a mesa no último dia de debates. Mais informações sobre o evento, na edição do SITRAEMG Informa da próxima semana.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags