Cerca de duas mil pessoas, incluindo filiados e acompanhantes, estiveram presentes na tradicional Festa de Confraternização do SITRAEMG, uma das maiores da história do Sindicato, realizada no último sábado, 12 de novembro, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Além dos tão esperados reencontros entre colegas e amigos que há muito não se viam, os participantes se divertiram caindo na dança, ao som da banda Mr. Lex, com seu amplo e variado repertório musical e performances surpreendentes.
Logo no início do evento, o coordenador Henrique Olegário Pacheco, falando em nome da Diretoria Executiva, saudou os colegas presentes, desejando-lhes uma ótima festa, e fez breves considerações acerca das lutas da categoria ao longo do atual mandato. Ele destacou que, apesar da recente conquista, que foi a aprovação do projeto de reposição salarial, alcançada depois de uma greve que é considerada a maior da história da categoria, os servidores do Poder Judiciário Federal veem-se agora diante de novos e grandes desafios, posto que o governo acena com um “pacote de maldades” que inclui o congelamento de gastos públicos por 20 anos e uma reforma da Previdência que pode vir a se tornar ainda pior do que as anteriores em termos de retirada de direitos na aposentadoria dos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.
Henrique Olegário Pacheco conclamou os colegas a se engajarem na luta para impedir o avanço desses ataques do governo e pela cobrança da realização de uma auditoria da dívida pública cujo pagamento, somente dos juros e amortizações, consome quase metade de todo o orçamento anual da União. E não é só o governo que se coloca como o inimigo dos servidores, alertou o coordenador. O Executivo conta com total apoio da maioria no Legislativo e do próprio Supremo Tribunal Federal, como se viu quando Lewandowski ocupava a Presidência do STF e fazia o jogo do governo, dificultando a aprovação do projeto da reposição salarial. Pacheco defendeu que Sindicato e servidores andem juntos nessa luta, com o intuito de alcançar a unidade e o fortalecimento da categoria nesse trabalho de enfrentamento.
Ao final da festa, foram sorteados, entre os presentes, diversos brindes doados por instituições com as quais o SITRAEMG mantém convênios, viabilizando o acesso dos filiados a produtos e serviços de qualidade e a preços e condições vantajosos.
A Band Minas também esteve presente e os registros feitos, em imagens e depoimentos, serão veiculados no programa Agenda Minas, que vai ao ar pela emissora todos os sábados, às 10 horas da manhã.
Galeria de fotos
A galeria completa pode ser acessada através do canal do Flickr do SITRAEMG (clique aqui).