Começaram na noite de segunda-feira (2) as apurações do plebiscito realizado na semana passada entre os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul, para saber se categoria concordava ou não com a desfiliação do Sintrajufe/RS da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Porém, o resultado parcial já indicou a vitória do “sim”, pela desvinculação do sindicato gaúcho da central. De um total de 1.921 votos apurados, 1.564 (82,05%) foram favoráveis à desfiliação e 342 (17,95%) contra. “Algumas urnas ainda não haviam chegado ao sindicato e serão apuradas em nova data a ser marcada ainda nesta semana, mas o total de votos possíveis nessas urnas (cerca de 200) não é suficiente para reverter o resultado da votação: o Sintrajufe/RS rompeu as amarras com a Central Única dos Trabalhadores“, explicou, em tom comemorativo, a direção do Sintrajufe/RS.
A iniciativa dos colegas gaúchos recebeu os aplausos do SITRAEMG, em carta enviada pela sua Diretoria Executiva ao Sintrajufe/RS e publicada neste site (veja aqui). “O SITRAEMG parabeniza a direção do Sintrajufe/RS pela iniciativa de propor à sua base a desfiliação dessa entidade da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e pela sábia decisão de conduzir esse processo lançando mão daquele que consideramos o mais legítimo e democrático dos instrumentos de consulta popular, que é o plebiscito”, expressou a direção do SITRAEMG, informando “que nós, os mineiros, optamos pela desvinculação do nosso Sindicato à CUT em decisão formalizada por assembleia datada do longínquo 8 de março de 2008, absolutamente convictos de que a referida Central, apesar da reconhecida representatividade da classe trabalhadora demonstrada ao longo dos governos Collor e Fernando Henrique Cardoso, acabou rendendo-se à ‘mosca azul’ e sendo cooptada pelo governo a partir da ascensão do Partido dos Trabalhadores – principal responsável por sua criação – ao poder”.
“A CUT nos decepcionou e o Partido dos Trabalhadores não para de nos surpreender com sua opção pelo conservadorismo e pelas causas do patronato. E não precisamos ir longe. Basta lembrarmos da postura dos parlamentares petistas da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 26, ao articularem o adiamento da votação do PL 7920/2014 e, ao mesmo tempo, se unirem à unanimidade que determinou a aprovação de reajuste dos subsídios dos magistrados”, esclareceu o SITRAEMG na carta enviada ao Sintrajufe/MG.
Leia, nos links abaixo, matéria a respeito do plebiscito publicadas no site do Sintrajufe/RS:
– Servidores do Judiciário Federal do RS decidem pela desfiliação da CUT com ampla maioria dos votos
– Sitraemg envia carta ao Sintrajufe/RS parabenizando por plebiscito sobre desfiliação da CUT