O prédio da Subseção Judiciária de Uberlândia foi o ponto de partida da mobilização dos servidores do Judiciário Federal nessa cidade do Triângulo Mineiro na greve de quinta-feira, 20 de agosto, em defesa do Plano de Carreiras da categoria.
Com faixa de apoio à greve, enviada pelo Sitraemg, de lá os servidores Justiça Federal seguiram em passeata até o prédio do fórum trabalhista local, onde, liderados pelo coordenador-regional do sindicato Helvécio Moreira, realizaram ato conjunto com os colegas das Justiças do Trabalho e Eleitoral.
“Já em 2015, ocasião em que fizemos uma greve histórica, nossas perdas inflacionárias não foram recompostas, sendo que o chamado ‘PL do leitinho’ se estendeu até 2019, período em que acumulamos ainda mais perdas salariais. Os percentuais que estamos recebendo, cuja última parcela é em fevereiro do ano que vem, não cobrem as perdas acumuladas”, ressaltou Helvécio Moreira.
Confira a galeria de fotos:
“Nesse interstício, outros fatores contribuíram decisivamente para a nossa desunião, como a pandemia e a intensificação do teletrabalho. Diante desse quadro, pensando inclusive que, além do novo PCS, temos outras grandes reivindicações a conquistarmos, como a data-base, a recomposição do quadro de servidores, o combate ao assédio moral, o enfrentamento aos quadros de adoecimento etc, só resta a nós, servidores, reconstruirmos a nossa força enquanto categoria. Não há alternativa a não ser nos unirmos novamente. Para nós, todas as conquistas sempre foram com muitas lutas e mobilizações. Nunca recebemos nada de mão beijada”, alertou o coordenador-regional.
Considerando que a mobilização ocorreu no horário do almoço, das 11 às 14 horas, foi servido um caldo a todos os presentes, sugestão da diretora de base aposentada Lúcia Bernardes.
“Este dia 20 de junho simboliza o pontapé inicial da reconstrução da nossa força e união. Teremos outras grandes lutas e batalhas à frente e precisamos nos reencontrar, nos abraçar, nos olharmos nos olhos novamente, cientes da força que temos quando nos unimos”, concluiu o representante do Sitraemg no Triângulo Mineiro.
Articulações antes do ato
No início da semana, Helvécio Moreira recebeu o coordenador-executivo David Landau e a coordenadora-regional Alessandra Barbosa. Os três visitaram os locais de trabalho da cidade e da vizinha Uberaba, mobilizando os servidores para o ato de Uberlândia.
Em Uberlândia, foram acompanhados pela colega Lúcia Bernardes.
Mobilização em outras cidades do interior
Servidores de diversas cidades do interior, incluindo delegações de Contagem, Juiz de Fora, Divinópolis e Montes Claros, estiveram presentes no grande ato público da greve realizado em frente ao fórum trabalhista de Belo Horizonte, na quinta-feira, 20 de junho.
Ainda em Juiz de Fora, servidores que não puderam comparecer à Capital mobilizaram-se dentro do fórum trabalhista local.
Houve concentrações também em Uberaba, nas Subseções Judiciárias de Poços de Caldas e Passos, em frente ao fórum eleitoral de Montes Claros e nas varas trabalhistas de Itabira.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg