Senado realiza sessão em homenagem aos aposentados; SITRAEMG esteve presente

Compartilhe

O Senado Federal realizou nessa segunda-feira [08/02] Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado, sempre comemorado em 24 de janeiro, quando também é celebrado o Dia da Previdência Social. Varias lideranças sindicais e partidárias prestigiaram a Sessão Especial, que foi presidida pelo 3º secretario do Senado Federal, senador Mão Santa [PSC/PI], e pelo propositor da sessão, senador Paulo Paim [PT/RS].

Durante a sessão os aposentados defenderam a aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 3299/08, que acaba com o fator previdenciário, instrumento criado em 1999 durante o governo Fernando Henrique Cardoso para cálculo das aposentadorias. Também reivindicaram apoio à aprovação do PL 4434/08, que determina a recomposição do valor das aposentadorias e pensões. As duas proposições já foram aprovadas no Senado Federal.

O senador Paulo Paim, além da aprovação desses dois projetos, defendeu ainda a aprovação, pelos deputados, de emenda a projeto que trata de reajuste do salário mínimo [PL 01/07]. Pela emenda, o reajuste de aposentadorias e pensões passaria a seguir os índices previstos na política de recomposição do salário mínimo. O parlamentar anunciou que irá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o reajuste dos valores das aposentadorias e pensões. Ao final de seu discurso, Paim apelou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para que coloque os projetos logo em votação.

O presidente do Mosap [Movimento Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas], Edison Guilherme Haubert, em seu pronunciamento declarou apoio à luta dos aposentados que recebem pelo INSS [Regime Geral de Previdência]. Ele também solicitou apoio às PECs 555/2006, que revoga o dispositivo da Reforma da Previdência, acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados; e 270/2007, que garante ao servidor que se aposentar por invalidez o permanente direito dos proventos integrais com paridade.

A coordenadora da Fenajufe Lúcia Bernardes participou da Sessão Especial, juntamente com os representantes do Sindiquinze-SP Magali Dagmar Marcondes, Jorge Clemente e Alexandre Marques; e do SITRAEMG, Artalide Lopes, Natalino Anunciação e Heloiza Lomonaco.

Fonte: Fenajufe, com informações da Agência Senado

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags