O movimento no SITRAEMG foi grande nos últimos dois dias. Cerca de 60 pessoas participaram do “Seminário Gestão Financeira e Projeto de Vida”, oferecido pelo Sindicato, em parceria com a COOPTRT. O objetivo do evento foi proporcionar a integração, além de contribuir para que aposentados e familiares, através do debate e das dicas oferecidas, possam administrar melhor suas rendas.
“Consumo Responsável e Consumismo” foi um dos tópicos abordados. De acordo com Regina Teixeira, diretora financeira da COOPTRT, o enxugamento de gastos é um aspecto importante dentro do tema. Essa dica ajuda a pessoa ou a família a gastar o dinheiro adequadamente, ou seja, com planejamento. Compramos sempre o que realmente precisamos ou o que desejamos? Quais são as nossas reais necessidades e prioridades? Estas perguntas foram feitas frequentemente pelos palestrantes durante o seminário. Para Regina Teixeira, ”vivemos numa sociedade de consumo e somos sempre o alvo”.
Erasmo Vieira, consultor financeiro, falou sobre “Administração das Finanças Pessoais e Familiares” e deu algumas sugestões. Segundo ele, os grandes vilões são os cheques pré-datados e as compras parceladas, principalmente no cartão de crédito. ” Fuja deles, compre sempre à vista, se não tem dinheiro é sinal de que vai se endividar”, argumentou o consultor. Anotar todas as receitas e despesas da família nos mínimos detalhes durante 30 dias e depois analisar e “enxugar” também é outra dica importante.
Antônio Claudio dos Santos Rosa, presidente da COOPTRT, disse que o evento foi muito positivo, porque o momento favoreceu a integração, principalmente entre os aposentados. Na sua avaliação, o objetivo da palestra foi alcançado pois, além de ensinar, os palestrantes puderam tirar dúvidas dos associados e mostrar o trabalho oferecido pela cooperativa para aqueles que não são credenciados.
As aposentadas do TRT, Marina Ferreira Côrrea e Eliza Eustáquio Silva afirmaram que o evento foi muito válido e que aprenderam um pouco mais a lidar com as finanças, adaptando os desejos às necessidades.
A presidente do SITRAEMG, Sônia Peres, ficou muito satisfeita com o resultado do evento, pois percebeu a grande aceitação por parte dos aposentados seguida de elogios e, com o sucesso dessa atividade, a diretoria do SITRAEMG se sente estimulada a desenvolver outras parcerias com entidades afins. Sônia conclui dizendo que na medida do possível, a intenção é de levar estas atividades para as cidades pólo no interior e, se preciso, repetir o evento aqui na capital.