Em mais uma etapa do projeto Pé na Estrada, a segunda equipe do SITRAEMG composta pelo coordenador executivo Dirceu José dos Santos e os funcionários Alexandre Esteves Gonçalves e Clever Tadeu, estiveram na semana passada (entre os dia 7 e 11 de agosto), nas cidades de Norte de Minas: Conceição do Mato Dentro, Serro, Sabinópolis, Guanhães, Virginópolis, São João Evangelista, Peçanha, Itamarandiba, Capelinha, Turmalina, Minas Novas e Diamantina.
Em todas as unidades, os representantes do Sindicato deram os informes gerais de interesse da categoria, como a maioria das cidades visitadas tinham apenas unidades da Justiça Eleitoral, o tema mais abordado foi Rezoneamento Eleitoral, tema que tem preocupado muitos servidores, principalmente das cidades menores. Também foram abordados temas como terceirização, reforma da Previdência. Como de praxe também foi apresentado os convênios e benefícios oferecidos aos filiados, os processos que tramitam e são acompanhados pela assessoria jurídica e ressaltaram a importância de cada vez mais servidores da base se filiarem, e se elegessem diretores de base, para o fortalecimento da categoria e suas lutas.
Dia 1
No primeiro dia, ainda na segunda-feira (07/08), foram visitadas as cidades de Conceição do Mato Dentro, Serro e Sabinópolis. Em Conceição do Mato Dentro, a filiada Juliana foi eleita diretora de base e já encaminhou questões ao SITRAEMG encaminhou questões para serem discutidas com a nova gestão e pediu mais engajamento do Sindicato em relação aos ataques que os servidores vem sofrente. Em Sabinópolis os servidores Piethro e Alexandre (que se encontra de férias) já são filiados. Piethro, que é chefe de cartório, fez vários elogios ao Sindicato e ao projeto Pé na Estrada. Já em Serro, os dois servidores do quadro ainda não são filiados, mas de posse dos materiais do SITRAEMG, se comprometeram a estudar a filiação.
Dia 2
No segundo dia foram visitadas à Justiça do Trabalho de Guanhães e os cartórios eleitorais de Virginópolis, São João Evangelista e Peçanha. No TRT, os diretores foram recebidos pelo Diretor Anderson, o oficial de justiça Afonso, e a servidora Betânia.
Foram solicitadas informações da assessoria jurídica sobre o abono de permanência e sobre possíveis perdas com a reforma da previdência. As demandas foram encaminhas e serão enviadas diretamente ao servidor filiado. Também foram encaminhadas demandas graves sobre infraestrutura do local de trabalho e da necessidade de mais servidores. O SITRAEMG se comprometeu em intermediar a demanda diretamente com o diretor geral do TRT. Com a visita a servidora Rúbia da Cunha Oliveira decidiu se filiar ao Sindicato, também foram eleitos o diretor de base, Afonso Edmundo Pavie, e a suplente Betânia Coelho Flauzino.
Devido processo de cadastro biométrico no Cartório Eleitoral de Guanhães, os servidores não puderam atender os representantes do Sindicato, que voltarão ao local em um outro momento. Em Virginópolis, o servidor Anderson encaminhou sugestões sobre as diárias de hospedagem em BH para serem estudadas pela nova diretoria. A servidora Delmira, do Cartório, de São João Evangelista, reclamou que o TRE não tem fornecido materiais básicos para execução do cadastro biometria, o SITRAEMG se comprometeu a intermediar a questão com o Tribunal. Em Peçanha, as servidoras Luana Lopes Martins e Isabela se filiaram ao SITRAEMG.
Dia 3
Na quarta-feira foi a vez de visitar os cartórios eleitorais de Itamarandiba, Capelinha e Turmalina. Em Itamarandiba, o servidor recém chegado Marcelo de Souza Eloi se filiou ao SITRAEMG, e já encaminhou demandas de infraestrutura e acessibilidade do Cartório, que serão intermediadas pelo Sindicato com o Tribunal. Em Capelinha, a servidora Vilma, que era da Justiça Federal de Belo Horizonte, disse estar ainda se adaptando a dinâmica de trabalho do TRE após a redistribuição. Já em Turmalina, apesar de também estar em meio a realização do cadastro biométrico, os servidores conseguiram receber o Sindicato e fizeram muito elogios.
Dia 4
No quarto e último dia de viagem, a equipe se dirigiu para Minas Novas e Diamantina. Infelizmente, em Minas Novas os servidores ficaram impossibilitados de receber o sindicato devido ao grande número de eleitores de outras cidades presentes para realização do cadastro biométrico. A cidade conta conta com uma estrutura muito pequena em seu terminal rodoviário, que encerra as atividades às 14h, o que limita a possibilidade de atendimento do cartório.
Estradas Ruins dificultam o acesso
O projeto Pé na Estrada busca atingir todo o território mineiro onde estão presentes servidores do Judiciário Federal. A ideia do projeto é aproximar o Sindicato de todos os seus filiados e buscar os servidores que ainda não se filiaram para fortalecerem essa importante ferramente de luta. Mas o cumprimento do projeto apresenta grandes dificuldades para ser realizado em um estado tão grande como Minas Gerais. Problemas com infraestrutura nas estradas também dificultam o projeto, gerando atrasos que muitas vezes impedem que o cronograma planejado seja cumprido a tempo. No norte de Minas esse problema foi recorrente, em algumas das cidades foi necessário percorrer mais de 50km de estrada de terra para chegar ao destino. Apesar disso, a diretoria executiva que este seja um projeto de suma importância para o fortalecimento da Entidade e empoderamento dos filiados do interior.