Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Reunião do Mosap, com presença do SITRAEMG, debate estratégias de lutas do segmento em 2011

Compartilhe

A diretora jurídica e coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do SITRAEMG, Gilda Bandeira Falconi, participou da reunião ordinária do Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas), realizada na terça-feira, 8, em Brasília (DF). Além do SITRAEMG, estiveram presentes representantes de outros 22 entidades filiadas à entidade nacional. Conforme relatos da representante do SITRAEMG, na reunião foram discutidos questões como a retomada das atividades sindicais em 2011 e o estudo da melhor estratégia de ação para um trabalho político proveitoso diante do novo cenário tendo à frente do governo a recém-empossada presidente Dilma Roussef, principalmente quanto à PEC 555/06.

Os participantes foram brindados com palestra esclarecedora do assessor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto Queiroz, que fez uma análise de conjuntura a partir da qual apresentou algumas ponderações e orientações, tais como:

PEC 555/06 – De acordo com o palestrante, o cenário atual não é favorável a grandes “enfrentamentos”. Os servidores devem, na sua opinião, procurar o diálogo com as poucas e principais lideranças de oposição (Eduardo Campos, Aécio Neves etc). Em relação ao governo, um dos caminhos seria tentar manter contato com Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Miriam Belchior (Planejamento), Nelson Barbosa (Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda), Palocci (Casa Civil). Para Queiroz, o momento é delicado, razão pela qual aconselhou, em vez do enfrentamento, a mobilização pela aprovação da proposta, pois há a tendência de ser quebrada a paridade numa nova reforma previdenciária que já vem sendo ensaiada. Caso o segmento consiga derrubar a contribuição previdenciária, haverá o fortalecimento dessa intenção, frisou.

PL 248/1998 – Essa é uma ameaça para os servidores ativos, alertou “Toninho do Diap”, pois cria a possibilidade de dispensa por insuficiência de desempenho. “Esse projeto tem que ser combatido com veemência”, insistiu.

PCS´s do Judiciário e do MPU – O assessor salientou que a aprovação desses projetos não avançou “por falta de atitude do presidente do Supremo (ministro Cezar Peluso) e do procurador-geral da República (Roberto Grugel). “Há necessidade de muita pressão política” avisou.

Primeira reunião do segmento em Minas em 2011

Gilda Bandeira Falconi aproveita para reforçar o convite dos colegas servidores aposentados e pensionistas do Judiciário Federal em Minas para a primeira reunião do segmento neste ano, que será realizada dia 25 de fevereiro, última sexta feira, e que, desta vez, excepcionalmente, terá início às 16 horas. Motivo: também na sede do Sindicato, haverá um “happy hour”, com show ainda a ser programado, a partir das 20 horas, o que possibilitará o comparecimento dos aposentados.

A reunião dos aposentados terá início com os informes políticos de interesse do segmento e da categoria como um todo. Em seguida, haverá apresentação de “biodança”. Ao final, será servido um lanche em comemoração dos aniversários do mês.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags