A diretora jurídica e coordenadora do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do SITRAEMG, Gilda Bandeira Falconi, participou da reunião ordinária do Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas), realizada na terça-feira, 8, em Brasília (DF). Além do SITRAEMG, estiveram presentes representantes de outros 22 entidades filiadas à entidade nacional. Conforme relatos da representante do SITRAEMG, na reunião foram discutidos questões como a retomada das atividades sindicais em 2011 e o estudo da melhor estratégia de ação para um trabalho político proveitoso diante do novo cenário tendo à frente do governo a recém-empossada presidente Dilma Roussef, principalmente quanto à PEC 555/06.
Os participantes foram brindados com palestra esclarecedora do assessor do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), Antônio Augusto Queiroz, que fez uma análise de conjuntura a partir da qual apresentou algumas ponderações e orientações, tais como:
PEC 555/06 – De acordo com o palestrante, o cenário atual não é favorável a grandes “enfrentamentos”. Os servidores devem, na sua opinião, procurar o diálogo com as poucas e principais lideranças de oposição (Eduardo Campos, Aécio Neves etc). Em relação ao governo, um dos caminhos seria tentar manter contato com Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Miriam Belchior (Planejamento), Nelson Barbosa (Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda), Palocci (Casa Civil). Para Queiroz, o momento é delicado, razão pela qual aconselhou, em vez do enfrentamento, a mobilização pela aprovação da proposta, pois há a tendência de ser quebrada a paridade numa nova reforma previdenciária que já vem sendo ensaiada. Caso o segmento consiga derrubar a contribuição previdenciária, haverá o fortalecimento dessa intenção, frisou.
PL 248/1998 – Essa é uma ameaça para os servidores ativos, alertou “Toninho do Diap”, pois cria a possibilidade de dispensa por insuficiência de desempenho. “Esse projeto tem que ser combatido com veemência”, insistiu.
PCS´s do Judiciário e do MPU – O assessor salientou que a aprovação desses projetos não avançou “por falta de atitude do presidente do Supremo (ministro Cezar Peluso) e do procurador-geral da República (Roberto Grugel). “Há necessidade de muita pressão política” avisou.
Primeira reunião do segmento em Minas em 2011
Gilda Bandeira Falconi aproveita para reforçar o convite dos colegas servidores aposentados e pensionistas do Judiciário Federal em Minas para a primeira reunião do segmento neste ano, que será realizada dia 25 de fevereiro, última sexta feira, e que, desta vez, excepcionalmente, terá início às 16 horas. Motivo: também na sede do Sindicato, haverá um “happy hour”, com show ainda a ser programado, a partir das 20 horas, o que possibilitará o comparecimento dos aposentados.
A reunião dos aposentados terá início com os informes políticos de interesse do segmento e da categoria como um todo. Em seguida, haverá apresentação de “biodança”. Ao final, será servido um lanche em comemoração dos aniversários do mês.