Foi realizada no último sábado (7), em Brasília (DF), reunião ampliada da Fenajufe, com a presença de representantes da Federação e sindicatos da base, com a finalidade de organizar a luta nacionalmente visando à intensificação do trabalho de mobilização, no Congresso Nacional, para combater a agenda de destruição de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. Representaram o SITRAEMG os seguintes filiados: como delegados, Carlos Wagner de Melo Franco, Paulo José da Silva, Jordana Márcia Neves Pereira, Daniel Silva de Oliveira, Wallace Marques Coelho, Nelson Santos, Lúcia Maria Bernardes de Freitas e Célio Izidoro Rosa; como observadores, Lindon Johnson, Célio Alves de França, Vicente de Paulo Passos, Gerson Appenzzeller e Maria da Conceição Cruz.
Também participaram representantes da direção da Fenajufe e dos seguintes sindicatos de base: Sindjus-AL, Sindjufe-BA, Sintrajufe-CE, Sindissétima-CE, Sindjus-DF, Sinpojufes-ES, Sinjufego-GO, Sintrajufe-MA, Sindijufe-MT,Sindjufe-MS, Sintrajuf-PE, Sindjuf-PA/AP, Sindjuf-PB, Sintrajufe-PI, Sintrajufe-RS, Sintrajurn-RN, Sisejufe-RJ, Sintrajud-SP, Sindiquinze-SP, Sindjufe-TO, Sinjutra-PR e Sindjuf-SE.
Na pauta, os informes da Federação; informes dos Sindicatos; discussão do Plano Mais Brasil; reforma administrativa; MP 905; estratégias políticas e jurídicas de combate à EC 103/2019 (Reforma da Previdência) e mobilizações previstas para este mês.
Na abertura dos trabalhos, compuseram a mesa a coordenadora da Fenajufe Lucena Pacheco e os coordenadores Costa Neto (substituído pelo coordenador Engelberg Belém) e Fabiano dos Santos.
Em seguida, a análise de conjuntura com foco no Plano Mais Brasil (PECs 186, 187 e 188/19); reforma administrativa, a MP 905 (Carteira Verde e Amarela), EC 95 e cenário de ataques do governo foi realizada pelo advogado do Sintrajud/SP e membro da Comissão Jurídica da Fenajufe, César Lignelli; pela advogada integrante da Coordenação Executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD – Tânia Oliveira e também pelo consultor, assessor da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público e de entidades sindicais de servidores públicos, Vladimir Nepomuceno – que disponibilizou a apresentação (Acesse AQUI).
Os trabalhos da tarde foram retomados com os informes da Federação e dos Sindicatos. Na composição da mesa, os coordenadores Cristiano Moreira, Leopoldo de Lima, Ramiro López e Roniel Andrade (substituido pelo coordenador Ranulfo Filho). Mais uma vez, as participações reforçaram a importância do trabalho conjunto de toda a categoria no Congresso Nacional e nas bases com foco nas atividades de março – Dia Internacional da Mulher (8M), 14 de março (dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco) e 18 de março – 18M – Dia Nacional de Greve do Serviço Público.