A entrevista coletiva, com representantes do Sitraemg, Sintufejuf, Apes e demais entidades que integram o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais de Juiz de Fora e Região (Fosefe) começa às 8h30 da manhã desta terça-feira (18).
Confira a transmissão no canal do Sitraemg no Youtube:
Mobilização nacional
A entrevista acontece no dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais (SPFs), quando servidores de diferentes segmentos do funcionalismo federal se mobilizam.
A data segue o calendário nacional definido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Ela busca unificar as categorias do serviço público federal em defesa do reajuste salarial.
Também fazem parte da pauta dos servidores públicos federais:
– a luta contra a PEC32, da Reforma Administrativa;
– melhoria nas condições de trabalho;
– revogação da Emenda Constitucional 95 (do Teto dos Gastos Públicos);
– revogação do Decreto 10.620/2021, que passou para competência do ministério da Economia a gestão dos benefícios previdenciários dos servidores da Administração Pública direta, e ao INSS, a gestão das aposentadorias e pensões dos servidores vinculados às autarquias e às fundações públicas.
Desde 2017, os servidores públicos federais estão com seus salários congelados. O orçamento aprovado para 2022 prevê R$ 1,7 bi de reajuste apenas para as forças de segurança (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional).
No caso do Poder Judiciário Federal (Justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar Federal) o último reajuste dos servidores ocorreu em 2016. A defasagem salarial da categoria já ultrapassa os 48%.
Além da mobilização no dia 18, o calendário de mobilizações dos Servidores Públicos Federais inclui:
– Ato em Brasília no retorno do recesso do legislativo e judiciário em 02 de fevereiro;
– Jornada de lutas e estado de greve de 14 a 25/02;
– Indicativo de greve por tempo indeterminado a partir de 09 de março.
Assessoria de Comunicação