Rádio e TV Justiça têm novo centro de transmissões

Compartilhe

Foi inaugurado na tarde de ontem (quarta-feira, 9) o novo Centro de Transmissões da Rádio e da TV Justiça. As instalações ficam na cidade satélite de Sobradinho, próximo à região do Colorado. O novo centro de transmissões está instalado em área de uso comum do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.

Os sinais da TV e da Rádio serão transmitidos através de transmissores que ficam no alto da antena instalada no local. A potência desses transmissores chega a 60 kW para a Rádio e 160 kW para a TV. O sinal da TV Justiça passa a atingir um raio de cerca de 30 km, ultrapassando os limites do Distrito Federal. Atualmente, a programação da emissora é transmitida analogicamente por meio do canal UHF 53. No canal 52 UHF, em caráter experimental, a TV transmite em sinal digital. A Rádio Justiça pode ser sintonizada em todo o DF na freqüência 104,7 MHz.

Na cerimônia de inauguração, o secretário de Comunicação do Supremo Tribunal Federal (STF), Delorgel Kaiser, afirmou que, com o início da transmissão pelo canal 53, em agosto de 2007, a TV Justiça se transformou verdadeiramente em uma TV pública. “O canal digital 52 deve ampliar ainda mais o acesso dos cidadãos às informações do Judiciário, independente de terem ou não TV por assinatura”. O secretário confirmou o pioneirismo da TV Justiça na era do sinal digital. “Saímos à frente com uma brevidade bastante significativa. Temos a satisfação de afirmar que, em apenas quatro meses depois da entrada da tecnologia digital, entramos nesse novo sistema”, disse.

Também presente à inauguração, o diretor-geral do STF, Sérgio Pedreira, declarou que a abertura do centro de transmissões e o início da transmissão digital são um marco na existência da TV Justiça. “Não economizamos esforços para viabilizar esse empreendimento, e hoje a TV Justiça é a primeira emissora com a estrutura de transmissão digital no DF”. A obra, segundo Sérgio Pedreira, amplia o acesso da população a informações sobre o funcionamento do Judiciário. “Dentro da gestão da ministra Ellen Gracie, a principal orientação é dar total transparência às ações da TV Justiça de modo a levar à população brasileira todo o trabalho que é desenvolvido nessa área no Supremo Tribunal Federal”, conclui.

Estavam presentes ao evento o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio; o diretor da Rádio Câmara, Humberto Martins; a diretora da TV Câmara, Suely Navarro, o coordenador da TV Justiça, Celso Fontão, e o coordenador da Rádio Justiça, Marlon Herath.

Fonte: STF

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags