Primeira reunião de aposentados do ano elege participantes de evento em Brasília e surpreende com peça teatral

Compartilhe

Foi com auditório cheio que aconteceu a primeira Reunião Mensal de Aposentados de 2013 do SITRAEMG, nesta sexta-feira, 22. Com temas importantes na pauta, como a eleição de representantes para o “Encontro Nacional dos Aposentados”, a ser realizado pelo Mosap, no dia 20 de março, na Câmara dos Deputados (auditório Nereu Ramos), em Brasília (DF), os servidores inativos assistiram uma palestra sobre a valorização do tempo e foram surpreendidos com uma divertida peça teatral sobre qualidade de vida.

Auditório lotado de aposentados para a primeira reunião de 2013 (Foto: Janaina Rochido))

Acompanhando as atividades, estavam a coordenadora do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do SITRAEMG, Artalide Lopes Cunha, os coordenadores-gerais Hebe-Del Kader Bicalho, Lúcia Maria Bernardes de Freitas, Adriana Valentino e Hélio Ferreira Diogo, além do coordenador de finanças José Francisco Rodrigues e os coordenadores regionais Iclemir Costa e Raimundo Alves.

(Confira, ao final do texto, galeria de fotos da Reunião – créditos: Janaina Rochido)

Importância da passagem do tempo

No primeiro ponto do dia, os aposentados assistiram à palestra “Marcas do Tempo”, proferida por Mônica de Almeida Belisário, psicóloga e terapeuta, além de servidora aposentada da Justiça Federal de Minas Gerais. Carismática, Mônica começou explicando seu interesse pelo tema e falando da importância da marcação do tempo, pois é a consciência da finitude que nos impele a ter objetivos (e cumpri-los) na vida.

Durante toda a palestra, Mônica mostrou o valor dos aposentados como portadores de uma ampla experiência de vida: “se estamos aqui é porque já vimos muita coisa, não? Que bom!”, disse. A palestrante também criticou as formas de “escamotear” a passagem do tempo usando eufemismos para se referir à morte ou à passagem do tempo, mas entende que essa é uma forma do ser humano lidar com fatos inevitáveis, sobre os quais não tem controle.

A psicóloga chamou bastante a atenção para a aceitação de que, com a passagem inexorável do tempo, não é mais possível valorizar tanto a imagem de eterna juventude que nos é empurrada o tempo todo. “Temos que enfrentar que o tempo nos marca, que traz consequências para o nosso corpo, para os nossos afetos”, pontuou, acrescentando a importância de manter-se “vivo” após a aposentadoria criando novas rotinas.

Após a palestra e antes da peça teatral, diversos aposentados manifestaram-se, destacando que aposentadoria, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não significa ficar em casa, deprimido. Eles apontaram a importância de encontrar os amigos e manter outras atividades, citando, inclusive, a própria Reunião Mensal de Aposentados do SITRAEMG como uma boa oportunidade de confraternizar e se informar. Ao final, o aposentado Hélio Cangussu quis homenagear o tema da palestra brindando os colegas declamando a poesia “A alvorada do amor”, de Olavo Bilac (leia-a aqui).

Diálogos do coração

Logo após a palestra, os aposentados foram surpreendidos por um grande coração montado no palco do auditório do Sindicato. Tratava-se do cenário da peça teatral “Tão Tá”, que consiste, segundo os organizadores, no diálogo entre a sístole e a diástole (nomes dos movimentos de contração e relaxamento do coração para bombear o sangue) dentro do coração. A comédia, que aborda a qualidade de vida, brincou com a plateia todo o tempo e divertiu a todos com a interação.

Encontro do Mosap

O encontro desta sexta-feira também elegeu os seis representantes dos aposentados do Judiciário Federal em Minas que irão à Brasília participar do “Encontro Nacional de Aposentados”, em 20 de março (veja detalhes aqui). Após votação, os escolhidos foram João Baptista Sellera Bárbaro, Lucrécia Brandão Barbosa Vidigal Barros, Ângela Maria Cota Gurgel, Natalino Anunciação, Hélio Cangussu e Raymundo Eurico.

Terminadas as atividades no auditório, os participantes foram para o salão, onde também havia exposição de produtos cosméticos da marca Mary Kay, com consultoras dando dicas de maquiagem. Durante o tradicional lanche de confraternização, os participantes também cantaram o “Parabéns para Você” para os aniversariantes de janeiro e deste mês.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags