A solenidade de posse da nova cúpula administrativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será às 16 horas desta quinta-feira (10/09). Os ministros Luiz Fux e Rosa Weber assumem a Presidência e Vice-Presidência de ambos os órgãos, para o biênio 2020/2022.
Atual vice-presidente da Suprema Corte e do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Fux ingressou na Magistratura como juiz de direito pelo estado do Rio de Janeiro, cargo que exerceu de 1983 a 1997, tendo atuado também como juiz eleitoral. Em 1997, foi alçado ao cargo de desembargador do TJRJ, ali permanecendo até 2001, quando foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), até empossar no cargo de ministro do STF, em 2011.
É importante que os servidores acompanhem a trajetória do novo presidente do Supremo desde sua posse, para ver o que o que o mandato dele reserva aos servidores do Judiciário Federal, tendo em vista a defasagem dos salários da categoria, que se agravou ainda mais com o congelamento salarial imposto pelo governo a todo o funcionalismo público, até dezembro de 2021. Em julho último, foi publicada a Portaria nº 119/2020, do CNJ, instituindo o Fórum de Discussão Permanente de Gestão de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, constituído por representantes do STF, CNJ, STJ, TST, TSE, STM, TJDFT e 06 da Fenajufe, assegurando a representação de cada região do país.
Para assistir à solenidade, clique no centro da imagem abaixo: