Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Por recomposição salarial, funcionalismo público protesta em Brasília e reafirma greve para março

Compartilhe
2.2.2022 - Em Brasília, funcionalismo reivindica reajuste salarial de 19,99%.
2.2.2022 – Em Brasília, funcionalismo reivindica reajuste salarial de 19,99%.

Servidores Públicos Federais realizaram uma série de atividades e protestos em Brasília, na quarta-feira (2). As manifestações são parte do calendário de mobilização nacional do funcionalismo federal por recomposição salarial emergencial.

O conjunto do funcionalismo reivindica 19,99% de recomposição salarial emergencial. Além disso, os servidores querem a derrubada da PEC32/20, que trata da reforma administrativa.

Em Brasília, os servidores criticaram a falta de abertura de diálogo por parte do Executivo e Legislativo para discutir a recomposição salarial.

Servidores e servidoras das três esferas de poderes participaram da manifestação. Foi uma atividade simbólica, em razão do aumento de casos de covid-19.

Os participantes fizeram uma caminhada entre o espaço do servidor e a Praça dos Três Poderes, onde soltaram balões com uma faixa pedindo “negociação já!”.

A mensagem foi direcionada ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco.

Vários servidores presentes discursaram protestando contra o presidente da República e o ministro Paulo Guedes. A manifestação foi encerrada em frente ao Anexo II da Câmara. Os pleitos foram feitos pelo Fonasefe e o Fonacate.

Audiência com o STF
Os servidores do Judiciário Federal terão audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, em 15 de fevereiro. Os servidores serão representados na audiência pela Fenajufe.

A Fenajufe também estendeu faixas, reivindicando a recomposição de 19,99%, em frente aos prédios dos tribunais superiores e da Procuradoria Geral da República.

Sem diálogo, SPFs entrarão em greve em março

WhatsApp Image 2022-02-02 at 15.22.40 (1)
2.2.2022 – Coordenador Paulo José da Silva participa remotamente da coletiva de imprensa realizada pelo Fonasefe

Na tarde de quarta-feira (2), o Fonasefe promoveu uma coletiva de imprensa dos servidores para falar sobre a recomposição salarial. A entrevista foi realizada na sede do Sindsep/DF, em Brasília. Também houve participação virtual.

O coordenador geral do Sitraemg Paulo José da Silva participou remotamente. Segundo disse, os informes dados pelos sindicalistas mostram que o governo insiste em não abrir ao diálogo com os servidores. Paulo destacou que os presentes advertiram: caso persista essa resistência do governo, a mobilização nacional do funcionalismo segue firme no caminho da confirmação do indicativo de greve unificada em 9 de março.

Calendário de mobilização dos SPFs
2 de fevereiro – Ato em Brasília

7 a 11 de fevereiro – Assembleias estaduais e setoriais para deflagração de estado de greve

15 a 24 de fevereiro – Estado de greve

09 de março – Indicativo de início de greve do funcionalismo público federal

 

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags