No próximo dia 1º de abril, as entidades participantes do Movimento Não à Transposição – Conviver com o Semi-árido é a Solução, entre elas o SITRAEMG, realizam, no município de Três Marias, um dia de “Articulação Popular pela Revitalização do Rio São Francisco”, com o tema São Francisco Vivo: terra, água, rio e povo.
O ato tem como objetivo articular e mobilizar os povos do São Francisco e do Semi-árido na luta pela revitalização popular – contra a Transposição do Rio São Francisco.
Outros objetivos da campanha é proporcionar ao conjunto de atores/as mobilizados, um posicionamento político frente ao projeto de Transposição do rio São Francisco; realizar Conferência Regional para unir a articulação e a luta conjunta entre o São Francisco e o Semi-árido; trabalhar a partir das demandas e alternativas (ANA e ASA) também no São Francisco; proporcionar a integração de iniciativas (ações, programas etc) em torno do desafio de potencializar as capacidades locais e territoriais nas discussões e lutas pela defesa da vida do Rio São Francisco.
Também participam da organização do ato a Comissão Pastoral da Terra, o Movimento Capão Xavier Vivo, DCE da UFMG e o Projeto Lições da Terra Puc Minas.