Nos dias 04, 05 e 06/10, os coordenadores Igor Yagelovic e Dirceu José dos Santos visitaram as cidades de Bambuí, Campos Altos, São Gotardo, Tiros, Carmo do Paranaíba, Ibiá, Dores do Indaiá e Luz, em mais uma etapa do Projeto Pé na Estrada. Em todos os cartórios visitados, foram tratados assuntos de extrema importância para a categoria, como a Reforma da Presidência. Os servidores foram convidados para o seminário que debaterá o tema, no próximo dia 15 (VEJA AQUI).
Foram distribuídos Kits contendo camisa, viseira e panfletos diversos do interesse da categoria. Entre eles, destacando a importância do combate do assédio moral, do Diretor de base e o ABC do Sindicato. Em todos os locais visitados, foi ressaltado o convênio de cursos de Educação a Distância (EAD), que gera o Adicional de Qualificação (AQ).
No primeiro dia, foram visitadas as cidades de Bambuí e Campos Altos. O primeiro local a ser visitado foi o Cartório Eleitoral de Bambuí. Os coordenadores foram recebidos pelos servidores Lázaro Bueno de Oliveira e João Paulo Ferreira Pinto. Entre as propostas apresentadas, a do programa Ecocursos, que proporciona educação a distância inteiramente grátis para filiados, despertou o interesse do servidor do TRE Lázaro Bueno de Oliveira, que já foi filiado ao SITRAEMG e estuda realizar a filiação novamente.
Em Campos Altos os servidores Wladimir Ferreira Camilo e Alessandra angélica Bernardo Ponciano, ambos filiados, destacaram a importância o trabalho prestado pelo Sindicato para no interior do estado.
No dia 05/10, o SITRAEMG visitou as cidades São Gotardo, Tiros, Carmo do Paranaíba e Ibiá. No município São Gotardo, as servidoras do cartório eleitoral Carolina do Santos Silva e Viviane Lima Alves de Souza, filiaram-se ao SITRAEMG. As servidoras ficaram surpresas com a visita do Sindicato, e ressaltaram a importância da iniciativa do projeto em cuidar dos interesses dos servidores lotados no interior.
Em Tiros, a comitiva do Pé na Estrada foi recebida pelas servidoras Ana Paula Dutra Borges e Marcela Bruna Costa Simeão, ambas não vinculadas a entidade. Esta última, mesmo não filiada, afirmou que acompanha o trabalho realizado pelo Sindicato, em prol dos trabalhadores do segmento, e garantiu que entrará em contato com diretor de base Fernando Guetti para viabilizar a filiação.
Na cidade de Carmo do Paranaíba, onde foi visitado o TRE, a importância da sindicalização foi ressaltada, e o servidor Thiago D’Heronville Pires, demostrou interesse em analisar a proposta de filiação. Em Ibiá, a servidora do TRE Renata Amâncio Valente, vinculou-se ao SITRAEMG. Na cidade, a servidora requisitada Jovelina Silva Nascimento Paulino, que possui mais de 30 anos de serviço no Eleitoral, manifestou apoio às lutas e conquistas do Sindicato.
No terceiro dia de visitas, o projeto passou pelas cidades de Dores do Indaiá e Luz. No município de Dores do Indaiá, a servidora filiada Maria Aparecida Silva, recebeu os coordenadores Igor e Dirceu, juntamente com o servidor Dênis Louis Petrucci Marques, que já foi filiado e analisará a proposta de vincular-se ao Sindicato novamente. O coordenador Igor Yagelovic destacou a arquitetura, que chama a atenção pelo seus monumentos históricos.
Em Dores do Indaiá e em outras localidades visitadas, foram encontrados problemas com os imóveis onde estão localizados os cartórios eleitorais, seja pelo tamanho ou pelas condições insalubres apresentadas.
Em Luz, o filiado Lindolfo Alves de Souza, demostrou interesse Ecocursos, que possui 38 cursos jurídicos de aperfeiçoamento, atualização, capacitação e treinamento profissional à distância, além dos cursos profissionalizantes.
Um assunto de constante discussão em todos os cartórios foi em relação das horas extras no período eleitoral. No qual, foi objeto de uma reunião hoje, com o Diretor do TRE, em matéria específica (VEJA AQUI).
Os representantes do Sindicato ressaltam a receptividade dos servidores, que destacaram a importância do papel realizado pela a entidade. Essa foi à primeira visita do SITRAEMG nas cidades. Os coordenadores notaram o cansaço dos colegas, devido ao período pós-eleições.