Nunca, nos seus 26 anos de existência, o SITRAEMG tomou com tanto empenho a política do “Pé na Estrada”. Isso fica evidente com o trabalho da atual gestão que além de visitar e atender servidores de cidades jamais visitadas, faz isso durante uma campanha de filiação que leva a instituição a números recordes de filiados, hoje ultrapassando os 5.001 filiados.
Nesta terça-feira, 20 de outubro, o Coordenador Geral Alexandre Magnus visitou as cidades de Caxambu, São Lourenço, Itamonte e Carmo de Minas. As visitas consistiam no sentido de orientar a categoria sobre os próximos movimentos do sindicato, como também esclarecer dúvidas e levar informes sobre ações judiciais, novos convênios, a grande vitória da aprovação do PLC 25 (isonomia de chefe de cartório) e também o balanço sobre a greve e suas negociações. Além disso, Alexandre Magnus aproveitou para apresentar as teses que serão defendidas pela diretoria do SITRAEMG na Plenária Nacional da FENAJUFE, que ocorrerá neste final de semana. A tese “PJU no Parlamento” tomou destaque e foi muito elogiada pelos servidores de todas cidades visitadas.
São Lourenço
Na primeira cidade visitada, o chefe de cartório de São Lourenço, Adriano, se filiou ao sindicato elogiando o novo formato de direção, voltado para a luta direta e independência de administrações.
Itamonte
Patrícia dos Santos Marinho, chefe do cartório de Itamonte ficou entusiasmada com a visita, pois os servidores de lá jamais foram visitados pelo sindicato. Além disso fez uma sugestão para atender melhor os servidores do interior a cerca de decisões da categoria, a exemplo de AGE, que as assembleias fossem sábado a tarde ou através de votação online.
Carmo de Minas
Atingimos 100% de filiados com a adesão da chefe de cartório Isis Martinez. Outra cidade nunca visitada. As duas servidores do quadro, Elisângela e Isis, demonstraram-se empolgadas com o trabalho do sindicato em Brasília durante a greve e se colocaram a disposição de participar de caravanas do Sul de Minas para participar da sessão no congresso nacional no dia 17 novembro.
Caxambu
A Zona Eleitoral de Caxambu também completou 100% de filiados, e os servidores do TRT indicaram filiação maciça ao sindicato. O servidor da Zona Eleitoral, Getúlio, afirmou que “respeita a atividade sindical como uma forma de adquirir direitos, porque coloca o dedo na ferida e mostra o raio-X do problema. E a atual gestão do SITRAEMG consubstancia esta atividade de forma intensa. Uma abrangência territorial até então tímida, e agora mostra-se de fato uma abrangência maior. Vejo uma preocupação com a questão dos interesses dos filiados, feita de forma destemida que faz Minas Gerais, inclusive, ter mais visibilidade frente a Federação.”
Após o longo dia de visitações, Alexandre Magnus conclui que “os servidores estão entendendo o objetivo de fortalecer o sindicato, tanto é verdade que saímos de 4.100 e cada vez filiamos mais servidores do interior que nunca antes foram atendidos pelas gestões anteriores. Isso tudo porque perceberam que é uma gestão independente do governo do PT e das administrações dos tribunais”.
Em todos os lugares visitados o sindicalista pediu ajuda na reta final para a derrubada do veto, no sentido dos servidores se reunirem com os deputados mineiros e participar da caravana do dia 16 (ida a Brasília para a sessão do dia 17/11).