Um dos principais objetivos da viagem dos coordenadores do SITRAEMG Célio Izidoro e Daniel Oliveira a Ouro Preto nessa quarta-feira, 5, foi eleger os diretores de base dos locais de trabalho das unidades da Justiça do Trabalho e da Justiça Eleitoral naquela cidade, tendo em vista a campanha pela ampliação do atual quadro de diretores de base em todo o estado (veja aqui ), iniciada recentemente. Reunidos com os colegas (fotos abaixo), os dirigentes do Sindicato destacaram a importância da escolha desse representante para que ele faça a ponte entre seus representados e a entidade.
Eleito o diretor de base, na Justiça do Trabalho, o filiado Carlos Roberto Rodrigues, os coordenadores do Sindicato conversaram com os demais colegas sobre várias temas de interesse da categoria. Entre elas, a luta pela reposição salarial. Sobre esse tema, eles lembraram que, inicialmente, foi tentada uma luta unificada com outras categorias dos servidores públicos federais dos três poderes. Não sendo possível, os servidores do Judiciário Federal concentraram-se na luta específica da categoria, entregando ao Ministério do Planejamento e Gestão (MPOG) a pauta de reivindicações da categoria. Depois, iniciadas as negociações com o STF, foi feito um acordo com a administração do Órgão e enviada proposta de alteração ao PL 6613/09 e este retomou a tramitação. Nas greves em Minas e vários outros estados, foi cobrada do presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski , mais pressão sobre o governo para que este negociasse a inclusão da verba de implementação do PCS no orçamento. Ao contrário, a presidente Dilma decidiu retirá-la da proposta de orçamento enviada pelo Supremo ao Congresso. A pressão da categoria continuou. Nesse interim, o Supremo enviou ao Congresso outro projeto para a reposição salarial, o PL 7920/14, ampliando para seis meses o prazo para sua implementação. O PL 7920/2014 foi aprovado ontem na CTASP da Câmara, conforme já amplamente divulgado pelo SITRAEMG.
Os coordenadores do SITRAEMG também convidaram os servidores ouro-pretanos para a assembleia geral do próximo sábado, 8 de novembro, a partir das 8h30, na sede do Sindicato (confira aqui o edital). Aos servidores da Justiça do Trabalho, informaram que o SITRAEMG cobrará da administração do Tribunal resposta à pauta de reivindicações da categoria definida na assembleia setorial realizada em 21 de outubro (confira aqui).