Dando continuidade ao “Pé na Estrada”, iniciativa que se efetiva como propósito da atual diretoria do SITRAEMG de aproximar a entidade dos seus filiados do interior, os coordenadores Sandro Luis Pacheco e Dirceu José dos Santos, acompanhados do colaborador Leopoldo Lages, estiveram nessa terça-feira, 3 de fevereiro, nas cidades de Três Corações e Varginha, no sul de Minas.
Em Três Corações, os dirigentes do Sindicato reuniram-se com os colegas do Cartório da 272ª Zona Eleitoral, dando os informes de questões de interesse da categoria, como a ação judicial pelo pagamento dos 13,23%, a reunião com o presidente do TRE, ocorrida na semana passada, etc. Além disso, responderam aos questionamentos apresentados pelos servidores locais e fizeram um relato sobre os benefícios oferecidos pelo SITRAEMG aos filiados, tais como centenas de convênios, dentre os quais o de saúde, com a Unimed, assistência jurídica, em Minas e em Brasília (DF), e outros. Também ressaltaram a importância da filiação à entidade, para o fortalecimento da categoria e de suas lutas.
Ainda no cartório de Três Corações, os servidores falaram sobre o imóvel cedido pela prefeitura do município, reclamando da impossibilidade de instalação de aparelhos de ar-condicionado adquiridos pelo TRE. Apenas um deles foi instalado. Mesmo assim, recorrendo-se a uma “gambiarra”, dada a necessidade de pelo menos amenizar a situação dos servidores, nessa época de intenso calor. Ainda não há previsão de quando os demais serão colocados em funcionamento.
Varginha
Em Varginha, os coordenadores do SITRAEMG visitaram os servidores da Subseção da Justiça Federal, do Foro Trabalhista e do Cartório da 281° Zona Eleitoral, dando os mesmos informes oferecidos aos servidores de Três Corações.
Na Justiça Federal, conversaram com os colegas do Setor Administrativo e das duas Varas Federais, aos quais também deram as últimas notícias sobre o pagamento dos passivos do reenquadramento, convênio da Unimed disponibilizado pelo Sindicato e o Pro Social. Além disso, informaram que o Sindicato tem uma reunião agendada para esta semana com o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, para a qual estão pautadas questões como os 13,23%, reenquadramento, quintos, pausas para os servidores durante o trabalho e outras. Ao final, foram colhidas duas novas filiações.
No Foro Trabalhista, a reunião foi com os servidores da 1ª e 2ª VTs. Nesse caso, os informes específicos foram sobre o agendamento de reunião com a presidente do TRT, desembargadora Maria Laura Lima Franco de Faria, para tratarem de vários temas de interesse do funcionalismo da Justiça do Trabalho.
No Cartório Eleitoral, do qual todos dos os servidores do quadro são filiados ao Sindicato, Sandro e Dirceu apresentaram os informes gerais de interesse da categoria, e, no caso específico do funcionalismo do TRE, sobre o andamento da tramitação do PL 7027/2013 (criação de cargos e isonomia entre chefes de cartórios).
Hoje, 4 de fevereiro, os coordenadores sindicais visitaram a cidade de Lavras e amanhã, 5, estarão em Pouso Alegre, ambas, também no Sul de Minas.