Como preparação para os encontros regionais de Paracatu e Teófilo Otoni, a equipe do SITRAEMG visitou uma série de cidades do norte e nordeste de Minas Gerais. Muitas delas visitadas pela primeira vez pelo Sindicato. O coordenador regional Henrique Olegário que esteve mobilizado nestas duas últimas semanas para o projeto afirmou que, de forma geral, os servidores ficaram muito satisfeitos em ser visitados em seus locais de trabalho. “Com essas visitas, os servidores filiados e não filiados, sentiram o nosso jeito de atuar, e claro, o nosso compromisso com a categoria”, disse.
A equipe do diretor passou pelas cidades de Janaúba, Porteirinha, Almenara, Jacinto, Salinas, Medina, Jequitinhonha, Taiobeiras e Águas Formosas. Em que, além das informações gerais sobre as ações jurídicas em curso e a luta por reposição salarial, debateu muitas questões específicas de cada local de trabalho visitado.
Em Porteirinha, o chefe de cartório Thalis Brito e a servidora Marinês já eram filiados ao SITRAEMG e vão enviar um nome para representar a região como Diretor de Base.
A Justiça do Trabalho de Almenara só tem uma filiada, a Dona Maria, remanescente de contratados como auxiliar de serviços gerais. Os demais servidores argumentaram que não se filiaram por não ter acordo com a última gestão. Porém, Olegário afirmou que vive-se um novo tempo e que a atual gestão está comprometida em ouvir os servidores e lutar por todos os direitos da categoria. “Está Diretoria não tem medo do debate e faz questão de ir até a base e olhar olho no olho de cada Servidor, filiado ou não, deixando claro o nosso lado: o da categoria”, disse.
Em Salinas, onde nenhum dos servidores ainda é filiado há uma reivindicação de que um SITRAEMG mais próximo, e se comprometem a filiar com a abertura de uma sub-sede escritório regional do SITRAEMG, na região norte, podendo ser em Montes Claros ou Teófilo Otoni. Todos foram muito receptivos com a visita.
A Zona eleitoral de Taiobeiras se mostrou muito organizada, mas conta com apenas uma cedida. Pelos relatos dos servidores, o Juiz sequer vai a Zona despachar. Essa postura parece comum, já que ocorre uma situação idêntica em Águas Formosas, onde o SITRAEMG também foi muito bem recebidos pela Chefe de lá.
Em Janaúba o encontro também foi muito positivo, havendo nova filiação e promessa de outras.
Na visita a Zona Eleitoral de Medina, que conta com três servidores, foram deixadas fichas de filiação que prometeram se filiar caso o Sindicato continue presente. Também cobraram a abertura de uma sede regional do SITRAEMG para que o Sindicato se aproxima mais da base.