PCS: trabalho de conscientização faz crescer a greve em Minas

Compartilhe

 

Ato público desta quarta-feira (9), em frente ao prédio da Justiça Federal - Fotos: Erinei Lima

Mais um ato público mostra a força dos servidores mineiros e o crescimento da greve em defesa do PCS. A manifestação dos servidores do Judiciário aconteceu na tarde de hoje (9), em frente ao prédio da Justiça Federal (BH) e reuniu mais de 400 servidores das três justiças (TRE, TRT e JF), além dos aposentados e pensionistas.

O coordenador-geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader deu início ao ato público agradecendo e parabenizando todos os servidores presentes, sobretudo aqueles que estão aderindo ao movimento agora, fazendo crescer a luta da categoria. “Minas Gerais é um estado de grande importância no cenário nacional da greve. É a nossa pressão que movimenta os parlamentares”, disse o coordenador, salientando o comprometimento do deputado mineiro Gilmar Machado (PT) com coordenadores da Fenajufe e o coordenador executivo do SITRAEMG José Francisco Rodrigues, durante reunião realizada ontem (8), de se empenhar para que seja fechado um acordo visando à aprovação do PCS.

Em seguida, a também coordenadora-geral Lúcia Bernardes, chamando os colegas para a greve, falou da importância da assinatura do ponto paralelo, que acontece apenas durante os atos. Lúcia convidou os colegas a participarem ainda do ato público unificado que acontecerá em Brasília (DF) no dia 23 de novembro. Aos interessados, Lúcia deixou o convite para participarem também das reuniões do comando de greve, que acontecem todos os dias, às 10h, na sede do Sindicato. Vale lembrar que, depois dessas reuniões, os integrantes do comando saem em direção aos tribunais para fazer o trabalho de conscientização e convencimento dos demais colegas.

O servidor do TRT Rubens Pinheiro (Rubinho), que tem animado os atos públicos com sua música, pediu coragem dos servidores. “Não precisamos ter vergonha de lutar pelos nossos direitos. A greve é a nossa arma”, disse.  Nessa mesma linha, o ex-dirigente sindical Luiz Fernando Rodrigues Gomes visitou as Varas Trabalhistas de Contagem convocando os colegas a aderirem ao movimento e parabenizou a presença dos colegas daquela cidade no ato de hoje. Na oportunidade, Luiz frisou a importância da luta da categoria, pois existem contra os servidores vários projetos que os prejudicam como o PLP 549/09 (congelamento salarial por dez anos) e o PL 1992 (criação da previdência complementar).

O coordenador do SITRAEMG Hélio Ferreira Diogo falou sobre a posição do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cesar Peluso. Para ele, as palavras do presidente não condizem com a realidade. “Peluso não está nos ajudando. O Judiciário está de joelhos para o Executivo e para o governo Dilma”, criticou.  

O ex-dirigente sindical Fernando Neves (TRE) parabenizou o trabalho do comando de greve, salientando o crescimento do movimento em Minas. Criticou, porém, a ausência do Sindjus-DF no movimento paredista nacional.

O ex-presidente do Sindicato Carlos Antônio Ferreira (Ovo) destacou a necessidade de união dos servidores e juízes neste momento. “Temos que nos reunir com a Ajufemg (Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais) e com a Amatra (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região). Estamos juntos e não conseguiremos, sozinhos, os reajustes”, frisou.  

Convocação para ato público no TRT da Getúlio Vargas

A servidora Mônica Lins Lemos (TRT) pediu empenho das pessoas para comparecerem em peso no ato público a ser realizado amanhã (10) em frente ao prédio do TRT da Avenida Getúlio Vargas, 225. Segundo ela, os servidores de lá estão receosos em fazer greve. Outra colega, Heloisa Cruz Moreira, da Justiça Federal, também fez esse apelo aos servidores. Ela disse que percorreu o prédio da JF chamando os colegas e que 24 varas estão trabalhando com o percentual mínimo de 30% do quadro.

Calendário de atos públicos e mobilizações

10/11 – quinta-feira: 13h, ato público em frente ao prédio do TRT (Av. Getúlio Vargas, 225)

11/11 – sexta-feira: 13h, ato público em frente ao prédio do TRE (Av. Prudente de Morais, 100)

14/11 – segunda-feira: 13h, palestra no SITRAEMG sobre stress e qualidade de vida no trabalho

16/11 – quarta-feira: 13h, filme no SITRAEMG

 17/11 – quinta-feira: 13h, ato público em frente ao prédio do TRT (Av. Augusto de Lima, 1.234)

 18/11 – sexta-feira: 13h, ato público em frente ao prédio da JF (Av. Álvares Cabral, 1.805).

 Meio ambiente: o SITRAEMG recolherá garrafas PET no ato do dia 18/11 para doar a associações de catadores de material reciclável. TRAGA SUA DOAÇÃO!

Veja a galeria de fotos

[nggallery id=86]

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags