PCS Já! Greve nacional se amplia a cada dia – veja o quadro nacional de mobilização

Compartilhe

Distrito Federal, desde 6 de agosto; Rio Grande do Sul e TRT da 15ª Região (Campinas-SP), desde 14/08; Mato Grosso e Bahia, desde a última segunda-feira, 18/08; São Paulo e Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira, 20/08; Rio Grande do Norte, a partir de quinta-feira, 21/08; Piauí, a partir de segunda-feira, 25/08. Na Paraíba, haverá paralisação de 48 horas nos dias 25 e 26 de agosto.

De estado em estado, a mobilização dos servidores do Judiciário Federal vai ampliando e se intensificando pelo país, tornando cada vez mais evidente a força da categoria nessa luta contra o tempo para que o governo federal não repita o que foi feito em 2011, quando a presidente Dilma retirou do Orçamento encaminhado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ao Executivo a verba que seria destinada à implementação do PL 6613/09 (revisão salarial) em 2012. Passados três anos, o STF incluiu novamente no Orçamento do Judiciário Federal a verba para implementação da revisão salarial – desta vez, para implementação de um Substitutivo ao PL 6613, que deduz os 15,8% concedidos a partir de 2013 através da Lei 12.774/12 (aumento da GAJ) – em 2015. Mas a categoria tem que pressionar e se manter vigilante para que o Executivo não retire a verba do PCS do Orçamento da União até 31/08, prazo-limite para encaminhamento da PLOA (Proposta de Lei Orçamentária Anual) ao Congresso Nacional.

Em Minas, todos os servidores estão convocados para o ato público e AGE que será realizado nesta quarta-feira, 20, a partir de 12, em frente ao prédio do TRE da avenida Prudente de Morais, 100, Cidade Jardim, em Belo Horizonte. O ato vai até as 14 horas, quando terá início a AGE, que deliberará sobre os rumos da mobilização da categoria pela aprovação do Substitutivo ao PL 6613/09. No mesmo horário, haverá ato público também em Juiz de Fora, em frente ao prédio do foro local da Justiça do Trabalho (avenida Barão do Rio Branco, 1.880) e os servidores das quatro Justiças  (do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar) estão convocados.

Aos servidores das outras cidades do interior que forem promover atividades de mobilização nesta data, o SITRAEMG pede que envie informes e fotos através do e-mail comunicacao@sitraemg.org.br/, para que sejam devidamente divulgadas. 

Confira o quadro nacional de mobilização (Fonte: Fenajufe e sindicatos filiados)

Entidades

Atualizado no dia 19/08/14, às 18h

* GTI  = Em Greve por Tempo Indeterminado

Sindjus/DF

Em GTI desde 06/08. Em processo de ampliação e consolidação da greve. Os servidores do TSE estão convocados para assembleia setorial, nesta quarta-feira (20/08), às 13h30, para tratar da luta pelo reajuste para todos e da participação dos servidores deste tribunal na greve que foi iniciada no dia 6 de agosto e já contagia a maioria dos locais de trabalho do Judiciário e do MPU. Em ano eleitoral a adesão dos servidores do TSE à greve ganha ainda mais importância, inclusive para forçar o presidente Dias Toffoli a buscar a negociação do reajuste, juntamente com o ministro Lewandowski, com a presidenta Dilma.

Outras atividades do calendário do Comando de Greve

20/08 – Ato com concentração na PGR e caminhada até o STF (concentração a partir das 14h em frente à PGR)

21/08 – Ato no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na Esplanada dos Ministérios (concentração a partir das 14h)

22/08 – Arrastão de Convencimento/Atividade cultural no TJDFT Sede (concentração às 14h)

– Reunião do comando de greve

Sindiquinze/SP

Em GTI desde 14/08. No dia 15 houve piquetes, com orientação para que os servidores se reúnam e deliberem pela adesão e fortalecimento da paralisação no TRT-15.

Sintrajufe/RS

Os servidores do Judiciário Federal do RS aprovaram a entrada em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (14/08). A decisão foi tomada em assembleia geral estadual da categoria, que ocorreu nas varas trabalhistas de Porto Alegre, reunindo servidores das justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral, além de aposentados. Estavam presentes colegas de Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Rio Grande, Santa Rosa, São Jerônimo e Torres, além da capital.

Sintrajusc/SC

No primeiro dia de greve, nesta quinta-feira (14/08), houve assembleias setoriais nas três justiças em Florianópolis. Nesta sexta-feira (15/08), os servidores das três justiças realizaram arrastões nos locais de trabalho para convidar os colegas a aderir à greve. A orientação é para que os servidores se organizem nos locais de trabalho em todo o estado para aderir ao movimento, que cresce no país. Nesta segunda-feira (18/08), houve ato em frente ao TRE, às 18h – horário da sessão do tribunal.

Sindijufe/MT

Em assembleia realizada no dia 13/08, servidores decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 18 de agosto. Com isso, servidores sofreram corte de ponto antecipado, determinado pelo presidente do TRT-23, Edson Bueno de Souza, que também pediu à Procuradoria da União de Mato Grosso, para que a manifestação seja considerada abusiva. Mas a assembleia de greve realizada no dia 18/08, no TRT, deliberou que o sindicato entre imediatamente com ação administrativa e/ou judicial contra a decisão de corte de ponto.

Sindjufe/BA

Em assembleia geral realizada no dia 15/08, em Salvador, a categoria decidiu entrar em greve a partir do dia 18/08, com mais força na Justiça Federal e Eleitoral.  Em Feira de Santana, maior cidade do interior, também foi aprovado o início da greve na Justiça Federal para o dia 18. No dia 20/08 será realizada assembleia geral no TRT, às 13h, para avaliar o movimento grevista nacional do Judiciário Federal. Vestir camisa do sindicato, amarela ou vermelha.

GTI a partir de 20/08

Sintrajud/SP

No dia 14/08 foi realizada paralisação de 24 horas no estado, com realização de assembleia estadual no Fórum Trabalhista da Barrafunda, com a participação de mais de 350 servidores, que deliberaram pela retomada da greve por tempo indeterminado a partir do a partir do dia 20 de agosto em todo o estado. Também foi aprovada a realização de ato público no dia 21/08 (quinta-feira), às 12h, na porta do prédio sede do TRE, na Rua Francisca Miquelina.

Sisejufe/RJ

Houve paralisação de 2 horas no dia 14/08. A partir do dia 20 de agosto, a categoria deve iniciar greve por tempo indeterminado.  Na quinta-feira (21/08), servidores do TRT-1 realizam ato pela Redução da Jornada de Trabalho, em frente a sede do tribunal, na avenida Presidente Antônio Carlos, 251, Centro, Rio de Janeiro. Eles lutam pela redução da jornada com implantação das 6h diárias no TRT-1.

GTI a partir de 21/08

Sintrajurn/RN

Os servidores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte decidiram, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira, dia 21 de agosto. A deliberação foi tomada durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (15/08), no Apagão Geral ocorrido em frente ao prédio do TRT21.

GTI a partir de 25/08

Sintrajufe/PI

Em assembleia geral realizada no dia 18/08, no pátio do TRE, os servidores aprovaram, por ampla maioria, o início da greve no Piauí para a próxima segunda-feira (25/08).

Em processo de mobilização

Sinjufego/GO

 

Em Goiás, a assembleia geral da Justiça Federal, ocorrida no dia 13/08, aprovou  paralisação de 24 horas no dia 27/08 para garantir maior participação em Brasília no ato que acontecerá nesta data. Nas assembleias setoriais do TRE e TRT foi aprovada a participação nos atos públicos.

Sintrajufe/MA

Houve duas horas de paralisação no dia 14/08 e haverá mais duas horas na próxima quarta-feira, dia 20, na Justiça Federal. Categoria prepara-se para fortalecer a mobilização e construir  a greve.

Sindjuf/PB

A assembleia geral extraordinária realizada no dia 15/08 decidiu realizar paralisações dos servidores de todo o Judiciário Federal nas próximas segunda (25/08) e terça-feira (26/08) e recomendar aos servidores dos cartórios eleitorais que adiem o envio do resultado da votação do segundo simulado, a ocorrer nesta quinta-feira (21/08), para esta sexta-feira (22/08).

 

Sitraemg/MG

Dia 20/08 será realizado um ato público e assembleia geral extraordinária em frente ao TRE, em Belo Horizonte. O ato começa ao meio-dia e a AGE terá sua primeira chamada às 14h para discutir os rumos da mobilização da categoria pela aprovação do Substitutivo ao PL 6613/09 (revisão salarial).

Sinsjustra/RO

Considerando o baixo número de sindicalizados presentes na assembleia, a diretoria do Sinsjustra/RO-AC, considerou prejudicada a tentativa da assembleia para decidir pela deflagração da greve, conduzindo o evento pela apresentação de propostas para participação da categoria nas mobilizações definidas no calendário aprovado pela ampliada da Federação. Entre as propostas apresentadas, ficou decidido que a diretoria realizará pesquisa individualizada junto aos servidores do TRT da 14ª Região, para aferir sobre a participação ou não, definitiva, da categoria na greve. Após a votação, por unanimidade, as propostas foram aprovadas pela assembleia geral extraordinária, destacando o apagão do judiciário, de dois dias, marcados para 25 e 26/08, em todo o país.

Sitraam/AM

O processo de mobilização dos servidores do Judiciário Federal no Amazonas será retomado nesta semana – de 12 a 16 de agosto – com visitas nos setores e distribuição de carta aberta aos servidores e jurisdicionado sobre o andamento das negociações do reajuste emergencial e chamada para assembleia geral de greve. Estava marcada reunião entre as diretorias do Sitraam e do  Sinjeam para o dia (14/08), com a finalidade de realizar o dia de paralisação no estado, envolvendo os ramos do judiciário federal no Amazonas, mas não informações sobre a realização do encontro.

Sintrajuf/PE

Não há informações, na página do sindicato, sobre as assembleias setoriais previstas para ocorrer até o dia 13/08.

Sinpojufes/ES

Em assembleia realizada no dia 15/08, com grande adesão dos servidores do TRT, a categoria decidiu por fazer duas horas diárias de paralisação e greve total nos dias 28 e 29 de agosto.

 

Sindjus/AL

O Sindjus/AL está fazendo um trabalho de conscientização dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, nos locais de trabalho, quanto à importância da participação da categoria na greve nacional. A coordenação do sindicato também irá se reunir, nesta semana, para definir as novas ações de mobilização junto à categoria.

Sindjufe/MS

Assembleia geral realizada no dia 30/7 definiu que não há condições de deliberar greve no momento, devendo aguardar movimentações nacionais. Haverá assembleia específica para tratar da modificação da forma e percentual de contribuição sindical dos filiados.

Sindjuf/PA/AP

Está marcada reunião do Conselho de representantes de base para os dias 29 e 30/08. Pauta: conjuntura, carreira e pauta de reivindicações.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags