O filiado Sander Pereira Soares, presidente da Comissão Eleitoral, conduziu a reunião virtual em que foi anunciado o resultado das Eleições do SITRAEMG/2020, que definiu a Diretoria Executiva e os membros do Conselho Fiscal para o triênio 2020/2023. Ao fazer uma avaliação sobre o processo eleitoral, Sander ressaltou que a comissão e todos os envolvidos tiveram que se superar na condução dos trabalhos, diante das muitas dificuldades encontradas. Além dos imprevistos da pandemia do novo coronavírus, impôs-se o dilema do tempo exíguo para realização de um pleito tão complexo, pela primeira vez de forma virtual e com votação eletrônica. Somem-se a isso outras percalços como os equipamentos dos “eleitores”, nem sempre os mais adequados para a votação, os transtornos para envio de mensagens das chapas e candidatos ao Conselho Fiscal aos filiados, por whatsapp, e outras. Outro entrave, apontou, são as limitações do estatuto do Sindicato. Mas, apesar de todos esses inconvenientes, ele confessou sua gratidão ao Sindicato e disse que aprendeu a gostar ainda mais da entidade e das lutas sindicais. Todas essas intempéries, anunciou, ele elencará e apresentará, com sugestões, à direção da entidade.
Também membro da Comissão Eleitoral, a filiada Débora Melo Mansur pediu que as sugestões sejam aproveitadas pelo Sindicato nos próximos processos eleitorais. E o terceiro membro da comissão, o coordenador do Sindicato Henrique Olegário Pacheco, reforçou que essas sugestões certamente serão muito úteis para eleições futuras, e esclareceu que a comissão atuou movida pela vontade e propósito de servir a entidade e os filiados. Ele também parabenizou Sander, pela condenação da comissão, e todos que se candidataram.
Galeria de fotos da reunião:
Resultado satisfatório do trabalho
Falando em nome da Relatasoft, empresa responsável pela coordenação técnica das eleições, Mauro Leonardo da Cunha relatou que eles já estão acostumados a trabalhar com o desconforto da sociedade em lidar com a tecnologia. Por isso, sempre pede um tempo mais elástico para as pessoas votarem, criando a possibilidade para que os próprios profissionais da instituição promotora do processo se aprimorem e atuem com mais segurança na orientação aos eleitores/votantes. Fez questão de registrar, porém, que contou com total do apoio do Sindicato, durante todo esse processo, e avaliou que, apesar de todas essas dificuldades, o resultado do trabalho foi satisfatório, pois houve uma participação (votação) de mais de 40% do “eleitorado”. Mais importante do que isso, pontuou, foi que quem quis votar, votou, pois contou com o todo suporte disponibilizado: da direção, funcionários, comissão eleitoral e a própria Relatasoft. Ele destacou, de forma especial, a superação da funcionária do Sindicato Margareth, que durante todo o processo eleitoral trabalhou de forma mais direta com a Relatasoft e a Comissão Eleitorla, e como elo entre estas e os demais colegas. No momento de trabalho mais intenso do processo eleitoral, lembrou, ela perdeu o pai, que morreu no interior do estado, mas mesmo assim retomou rápido sua função em prol das eleições.
Vídeo da reunião virtual
Chamado para a unidade e aproximação filiado-Sindicato
O coordenador geral do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues parabenizou a todos os que, de uma forma ou de outra, participaram do processo eleitoral: os servidores que “deram a cara a tapa” ao se candidatarem, a Relatasoft e a CE, os filiados que votaram e os funcionários, sem distinção, que trabalharam com empenho, dando toda a assistência para a realização das eleições. O também coordenador Nestor Santiago parabenizou as chapas – a 1 pela vitoria e a 2 pela votação expressiva – e os eleitos para o Conselho Fiscal, desejando sucesso a todos. Ele disse reconhecer Rodrigo Gomes Peixoto, um dos três candidatos a coordenadores gerais pela Chapa 2, como uma liderança que se consolida dentro da categoria, e pediu que os servidores se aproximem mais do Sindicato.
Também fazendo questão de ressaltar o difícil trabalho da comissão eleitoral, Rodrigo agradeceu o esforço e o empeno de todos no processo eleitoral. Ele também parabenizou a chapa vitoriosa e agradeceu a todos os colegas que votaram na Chapa 2, por acreditarem em suas propostas de “mudanças no modelo sindical”.
Representando da Chapa 1 na Comissão Eleitoral e na reunião virtual de hoje, Lourivaldo Antônio Duarte, um dos três coordenadores gerais da chapa, frisou que a comissão procurou sempre agir dentro do bom senso. Referindo-se à chapa adversária, enalteceu a força da base da Chapa 2, convidando-a a participar da vida do Sindicato, das assembleias, fóruns e lutas. “Não somos mais Vanguarda. Seremos uma direção que vai buscar a todo momento, durante os próximos três anos, unir a categoria, tendo contato com a categoria. Esse foi um compromisso nosso de campanha e será um compromisso de gestão. Atuaremos sempre ao lado do filiado, ao lado dos servidores nos seus locais de trabalho, buscando a mobilização de todos e defendendo os interesses de todos, independentemente do cargo – se é técnico, se é analista, se é oficial de justiça, se é policial judiciário. Nós queremos todos independentemente do que cada um psnsa politicamente”, reforçou.