Mudança nos empréstimos para aposentados
As mensalidades que os aposentados poderão pagar com os empréstimos consignados poderá ter sua parcela reduzida em 10% do valor mensal correspondente ao que ele recebe de aposentadoria. Hoje, os aposentados e pensionistas podem comprometer até 30% de sua renda mensal com o pagamento de parcelas correspondentes aos empréstimos consignados.
A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial de União até o fim desta semana e complementará a Instrução Normativa 24, que ampliará o número de parcelas para o pagamento de empréstimo passando dos atuais 36 para 60 meses.
Além do uso de uma percentagem para a utilização com empréstimos, a medida poderá também, beneficiar os aposentados e pensionistas com a destinação de seu pagamento mensal em 10% para a quitação da fatura do cartão de crédito consignado.
O cartão ainda não é muito utilizado pelos segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), um dos motivos pode ser a falta de opções de instituições financeiras com convênio com INSS. Apenas duas trabalham com cartão de crédito corporativo.
Empréstimos
Para a efetivação de empréstimos é preciso que o segurado compareça pessoalmente à instituição financeira ou utilize o cartão magnético e uso da senha eletrônica. As instituições financeiras são obrigadas a manter a documentação comprobatória do empréstimo por cinco anos.
Para evitar fraudes, a Previdência alerta que o aposentado deve se precaver, jamais oferecendo seu cartão ou a senha do banco a terceiros e fazer empréstimos sem pesquisar as taxas.
Reclamações e denúncias podem ser realizadas através a central 135, da página da Previdência www.previdencia.gov.br ou pelo correio eletrônico ouvidoria@previdencia.org.br, e também na central de cartas, Caixa Postal 09714 – CEP 70001-970 – Brasília/DF.
Clique aqui e veja as instituições financeiras conveniadas e suas taxas de juros.