Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Moção de apoio à greve dos oficiais de justiça do TRT-2 e consequente precarização do oficialato

Compartilhe

O SINDICATO DOS TRABALHADORES DO PODER JUDICIÁRIO FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS – SITRAEMG – torna público o apoio aos oficiais de justiça do TRT da 2ª Região, especialmente no tocante à greve que começou nesta segunda-feira, dia 24 de julho, em protesto ao Ato GP/CR 05/2017, que determinou a realocação dos oficiais para as Varas, ato que regulamentará o desvio de função numa clara depreciação dos oficiais concursados, que se submeteram a concurso público e foram aprovados para atuarem em serviços de atividades externas. A iniciativa do TRT-2, segundo o noticiado, fere o princípio da garantia do Oficial de Justiça concursado de exercer regularmente sua função essencial.

Além do mais, referido Ato irá sobrecarregar os oficiais que atuarão na “rua”, causando-lhes estresses, cansaços físicos e mentais, e multiplicando o absenteísmo em razão de adoecimento em serviço. Isso sem considerar que a quantidade de oficiais vem diminuindo seguidamente em razão de aposentadorias e vacâncias, sem a devida reposição. Por outro lado, com a entrada do PJE e sua consequente aceleração dos procedimentos, têm aumentado imensamente o número de mandados e atividades do oficialato, que passou a desempenhar inúmeros serviços internos, que antes elaborados por técnicos e analistas.

O Ato do TRT2 acelera ainda mais a precarização do serviço público e o consequente sucateamento da Justiça do Trabalho. Diante disto faz-se necessário que aquele Tribunal use de maneira alternativa para resolver o déficit de servidores eventualmente existente nas Varas, não se justificando cobrar dos Oficiais o pagamento de uma conta que não lhes pertence. O solução simplista lembra o adágio popular que recomenda que “não se deve despir um santo para vestir outro”.

Sendo assim, o SITRAEMG apoia a luta dos oficiais de justiça do TRT2, na esperança que se resolva da melhor maneira possível.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags