Nesta segunda-feira (11/05), em sessão marcada para as 15 horas, a Câmara Municipal de Ibirité votará o veto do prefeito do município, William Parreira (PTC), ao PL 058/2019, que institui o patrimônio hídrico e da biodiversidade de Ibirité, preservando a Serra do Rola Moça, com todo o seu bioma e rico manancial hídrico, importante não só para município de Ibirité, mas para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os vereadores aprovaram o projeto, mas o prefeito o vetou. E um movimento com a participação de mais de 70 entidades defensoras do meio ambiente faz uma forte mobilização (veja AQUI) pela “Derrubada do Veto” ao PL 58/2019 ou “Sanciona já!”.
Segundo as entidades, a intenção da Prefeitura é liberar a área para a mineração, que, como já se viu em Brumadinho, Mariana, e se teme bastante em Barão de Cocais, Congonhas, Nova Lima e tantos outros municípios mineiros explorados pela atividade mineradora, já se vislumbram as ameaças de destruição ambiental e possíveis catástrofes com lamentáveis perdas humanas.
O SITRAEMG adere a esse movimento e recomenda aos servidores do Poder Judiciário Federal e ao público em geral que enviem a mensagem abaixo aos vereadores do município da RMBH. Depois de ler a mensagem, basta clicar em ENVIAR, que a mensagem será direcionada automaticamente a todos os 15 parlamentares ibireteenses.