Essa segunda feira, 22/06, foi um dia marcado por grandes mobilizações no estado de Minas Gerais. Além da marcha da capital, que foi do TRT à Justiça Federal, diversas cidades do interior também fizeram atividades, veja algumas delas abaixo:
Os servidores da justiça federal de Ipatinga fizeram ato em frente ao tribunal juntamente com os servidores da justiça eleitoral e da justiça do trabalho de Coronel Fabriciano. Após a manifestação, foi deliberado para o dia 23/06, às 13 horas, um novo ato na Justiça do Trabalho de Cel. Fabriciano para reforçar o trabalho de conscientização dos colegas da 1ª VT da cidade, que ainda não decidiram apoiar o movimento.
Uberlândia
Segundo diretor de base do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues, servidor da Subseção Judiciária de Uberlândia, pela primeira vez com a presença do TRE de Uberlândia e Araguari (sete servidores), que decidiram também aderir ao movimento paredista. Participaram, também, do ato de hoje, servidores de Belo Horizonte e Ubá que estão prestando serviços institucionais em Uberlândia na JT.
Houve diversos informes atinentes à situação das negociações, além de discussões relativas às atividades a serem realizadas esta semana e na seguinte, tendo em vista a provável votação do PL 28/ 2015 no Senado, em 30/06.
Ficou deliberado o seguinte: a organização de caravana para Brasília, no dia 30/06, para participar do ato nacional na Praça dos Três Poderes (a lista será fechada até esta terça feira, 23); o ato dos servidores de Uberlândia no dia 24/06, dia de São João e data da AGE em BH, será realizado na sede local do TRE, que ficará de portas fechadas; na quinta-feira (25), pela manhã, os servidores grevistas irão Hemocentro da cidade, para doar – literalmente “dando o sangue” para a luta, mas ao mesmo tempo salvando vidas; no ato de 24/6 haverá coleta de agasalhos, roupas, calçados e afins, para entrega à Comunidade Betânia, que abriga moradores de rua na cidade. A entrega deverá ser feita na sexta-feira, 26, ou no início da semana seguinte.
Segundo Carlos Humberto Rodrigues, ele foi informado de que duas cidades que aderiram à greve receberam antes o apoio e orientações da comissão de Uberlândia: JF de Teófilo Otoni, segundo a servidora Kriscia Coimbra; e a ª VT de Araguari, segundo a servidora Maria da Glória, da 1ª VT de Araguari – a partir desta terça-feira, 23, cruzam os braços também os servidores das duas VTs e foro dessa cidade do Triângulo Mineiro, o que foi confirmado ao Sindicato.
O Comando de Greve de Uberlândia planeja, para os próximos dias, se possível, visitas às cidades de Ituiutaba, Patos de Minas e Patrocínio, para alavancar e/ou fortalecer a greve nesses locais.