Observando-se os sites dos principais veículos de informação do País não se vê quase nada sobre as manifestações ao redor do Congresso Nacional, enquanto, no Senado, realiza-se a sessão do plenário que pode votar ainda hoje a PEC 55/16. Também aproveitando a maré favorável, com o clima de comoção que tomou conta do País, com a queda do avião na Colômbia que matou 76 pessoas, entre jogadores e dirigentes da Chapecoense e jornalistas que rumavam para o país vizinho para cobertura do jogo do clube brasileiro com o time colombiano do Atlético Nacional, pela decisão da Copa Sul-americana, parlamentares tentam votar hoje a proposição de lei anti-corrupção, através da qual, ironicamente, os deputados tentam aprovar uma anistia para envolvidos em denúncias de ter recebido recursos de caixa 2 em campanhas eleitorais, ameaçados pelo mega-acordo de delação premiada assinado pela Construtora Odebrecht que apresenta uma lista de 300 políticos aos quais teriam sido doado recursos em desacordo com as leis eleitorais. E os noticiários políticos se perdem nos rodapés de páginas, como se nada importante estivesse acontecendo em Brasília.
A mídia se omite inclusive em relação à repressão policial contra os manifestantes. Segundo o coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro, que está nas manifestações, o ato era realizado de forma organizada, até aparecerem figuras, aparentemente infiltradas, tombando um veículo, tentando jogá-lo no lago da Praça dos 3 Poderes. Foi o suficiente para a polícia aparecer, a princípio para apagar o incêndio do veículo, insurgir-se contra os manifestantes, usando bomas de gás lacrimogênio, obrigando a se dispersarem, recuarem e retornarem ao museu. “Espero que o movimento se recomponha”, diz Izidoro, com o seguinte recado: “Estamos profundamente tristes com a morte das vítimas da queda do avião. Mas a luta não pode parar”.
Mas, para se constatar a parcialidade da mídia em relaçãoàs manifestações populares contra decisões impopulares e prejudiciais à população, seja no Legislativo, Executivo ou Judiciário, confira as fotos do ato público e manifestações de hoje na capital federal: