
Mesmo debaixo de sol muito quente, mais um animado ato público foi realizado por servidores do Judiciário em Minas na tarde desta quinta-feira (24), em defesa do PCS. Mais de 300 servidores compareceram à manifestação que aconteceu em frente ao prédio do TRT da Avenida Getúlio Vargas.
O coordenador executivo do SITRAEMG Paulo Márcio Santos deu início ao ato público salientando a vitória da categoria frente à aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, da emenda que prevê a inclusão dos valores do Plano de Cargos e Salários do Judiciário Federal à proposta de Lei Orçamentária Anual de 2012, em tramitação na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. “Vamos intensificar nossa luta e continuar marchando para alcançarmos o nosso objetivo maior”, disse o coordenador. Em seguida Paulo Márcio leu para os presentes o “Decreto” para garantir a aprovação do reajuste salarial do Poder Judiciário da União (leia aqui), que foi elaborado pelo Comando Estadual de Greve.
O assistente de juiz do TRT Saulo de Faria Carvalho, que já aderiu à greve, falou que naquele Tribunal assistentes de oito gabinetes aderiram integralmente à greve e nos outros gabinetes a adesão acontece, porém, ainda não de forma integral.
Luiz Fernando, conselheiro fiscal do SITRAEMG, e o sindicalista Carlos Antônio Ferreira, o Ovo, parabenizaram os assistentes de juízes de 1ª e 2ª instâncias que aderiram ao movimento, contribuindo assim para o fortalecimento da luta. Em seguida, Luiz fez um apelo aos colegas que ainda não são sindicalizados. “Peço a todos que fortaleçam o Sindicato se filiando. O custo com as mobilizações em defesa do PCS é muito alto e vêm por aí mais medidas que retiram os direitos dos servidores públicos”, alertou. Ovo disse que a emenda aprovada ontem na CCJ, que prevê a inclusão de valores ao PCS, só se deu por causa da greve da categoria e, em seguida, parabenizou os colegas da Justiça Federal que têm se destacado no movimento grevista.
O coordenador executivo do SITRAEMG Hélio Diogo Ferreira, presente nas mobilizações em Brasília nessa quarta-feira (23), informou que os deputados disseram que acreditam no trabalho dos servidores e pediram que a categoria permaneça unida e mobilizada.
Débora Mansur, coordenadora executiva do Sindicato, e a colega Andreia Seixas (TRT) convidaram os assistentes e assessores de juízes de 1ª e 2ª instâncias para a reunião com representantes do SITRAEMG na próxima segunda-feira (28), às 10h, no TRT da Rua Mato Grosso, 468, 15º andar, para falar sobre o movimento. “Uma andorinha sozinha não faz verão”, disse a coordenadora.
O coordenador-geral do SITRAEMG Hebe-Del Kader, que também esteve em Brasília, salientou a participação da caravana mineira na Capital federal que se uniu aos mais de 20 estados, além do Distrito Federal, na grande passeata em defesa do PCS. “Esse foi o ato mais bonito e empolgante que já vi em Brasília”, comentou.
Hebe encerrou o ato público dando uma boa notícia aos servidores: ele informou que nessa quarta-feira (23), em Brasília, o relator do PLP 549/09 (congelamento salarial por dez anos), deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), disse que é contra o Projeto e o avalia como imoral.
Animando o ato de hoje (24), na música, estiveram presentes: Mundinho Rocha e Rubens Pinheiro (o Rubinho), ambos da Justiça do Trabalho; Jaques Cabral, funcionário do SITRAEMG; e Victória Beatriz Freitas, filha da servidora Terezinha de Jesus Silva Freitas, do TRT, acompanhada pela professora de música Nívea Oliveira.
O SITRAEMG convoca toda a categoria – inclusive os parentes – para participar da passeata nesta sexta-feira (25), às 13h, com saída em frente ao prédio da JF. Os servidores seguirão até os cartórios eleitorais da Avenida do Contorno, 7.038, com parada de 30 minutos, e em seguida se deslocarão até o TRE (Avenida Prudente de Morais, 100).