Conforme informações de Janaína Rochido, jornalista da Assessoria de Comunicação do SITRAEMG que acompanha a Marcha Nacional dos Servidores Públicos Federais nesta quarta-feira, 28, em Brasília (DF), começou há pouco (após as 11 horas) a reunião de representantes das entidades sindicais com secretário de Relações do Trabalho, do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, na sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). No encontro, em que a Fenajufe está representada pela coordenadora Jaqueline Albuquerque, os sindicalistas irão cobrar respostas do governo à pauta de reivindicações dos SPFs, tais como alteração data base, definição de uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário, incorporação das gratificações e não privatização da previdência.
Enquanto isso, segundo a jornalista do SITRAEMG, milhares de servidores – do Judiciário Federal, do Ministério Público Federal, da Advocacia Geral da União, professores, polícia federal e outras categorias – estão concentrados em frente ao prédio do MPOG, de onde só sairão depois de encerrada a reunião. Entre eles, uma caravana de Minas organizada pelo SITRAEMG. Zé Oliveira, também coordenador da Fenajufe, ocupou o microfone do carro de som que está no local para defender os pleitos dos SPFs e o PCS dos servidores do Judiciário Federal. A Marcha teve início às 9 horas, em frente à Catedral, de onde os manifestantes seguiram para a Esplanada dos Ministérios.
Uma das principais das principais e mais urgenes bandeiras dos SPFs é a retirada do PLC 2/2012 (que cria a previdência complementar dos servidores públicos federais) de tramitação. O projeto foi aprovado ontem na Comissão de Assuntos Econômicos [CAE] do Senado e será discutido hoje em seminário marcado para as 14 horas.