Com o objetivo de ajustar os preparativos finais para a mobilização mineira da Luta Unificada dos SPFs, diversas entidades representativas do funcionalismo público reuniram-se na semana passada, na sede a Anfip-MG (Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil em Minas Gerais), no centro de BH (foto abaixo). O SITRAEMG esteve presente, representado por seu coordenador Célio Izidoro Rosa e pelo assessor político da entidade, Efraim Moura. Além do SITRAEMG e Anfip-MG, estiveram presentes representantes da Ansef-MG, Assibge-MG, Affemg, Sindifisco, Unsp, CSP-Conlutas, Sinal-BH e Sinfisco-BH.
Seguindo a deliberação da última Plenária Nacional dos SPFs, realizada em Brasília (DF), nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a direção do SITRAEMG articulou, em Minas, reuniões com entidades sindicais, a fim de ampliar o movimento no estado, o que resultou no agendamento de um ato público unificado para o próximo dia 25 de março. A manifestação acontecerá às 13h, em frente ao prédio do TRT da Rua Mato Grosso, 468, Barro Preto em BH.
O objetivo da manifestação é, além de mostrar a população como o serviço público no Brasil vem sendo sucateado, construir uma grande mobilização na defesa e manutenção dos direitos dos servidores. Comum à luta dos SPFs pode-se destacar a aprovação das PECs 555/06 (que extingue a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e dos pensionistas) e a 170 (aposentadoria integral por invalidez ao servidor público); a valorização do serviço público, a necessidade da data-base e de acordo coletivo. O ato também denunciará as recentes Medidas Provisórias editadas pela presidente Dilma, 664 e 665 (que trazem novas regras para concessão de vários benefícios previdenciários) e o PL 4330/04 (que ampliação da terceirização nas atividades essenciais das empresas públicas e privadas, o que significa precarização do trabalho e redução de direitos trabalhistas).
O coordenador do SITRAEMG Célio Izidoro acredita que a manifestação trará a oportunidade de os servidores mostrarem à população a indignação do setor público. “O serviço público está ficando cada vez mais precarizado e os servidores sofrendo com a sobrecarga de trabalho, dentre outros”, lamenta o sindicalista.
Ato público em 25 de março
A direção do SITRAEMG conclama toda a categoria para o ato público do dia 25, a fim de dar início às mobilizações no estado, dentro da Luta Unificada dos SPFs. É de amplo conhecimento que os servidores do Judiciário Federal só conseguiram suas reposições salariais, através dos PCSs I, II e III, além do aumento sobre a GAJ em 2012, por meio de muita luta e pressão sobre o governo e STF. Sem mobilização dos servidores, vemos distanciar o nosso principal objetivo, que é a tão sonhada reposição salarial. Há 8 anos, vivemos um sabor amargo ao ver nossos vencimentos sendo corroídos pela inflação, sobretudo agora, frente ao grande abalo na economia do país. Por isso, o SITRAEMG pede a todos os servidores que comparecem à manifestação do dia 25. Precisamos dar visibilidade ao nosso justo movimento.
Preparando a mobilização no interior
A fim de ampliar a mobilização da categoria em todo o estado, o SITRAEMG reforça o convite a todos os diretores de base, sobre a realização, no próximo dia 27, da reunião do Conselho Deliberativo da entidade (Diretoria Executiva + Diretoria de Base) – veja aqui – que tem como pauta, a definição de ações para mobilização da categoria para a Campanha Nacional Unificada dos Servidores Públicos Federais.