Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Lançamento da Frente Parlamentar ressalta necessidade da realização de uma auditoria

Compartilhe

Mais de 200 pessoas compareceram ao lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular, nesta terça-feira (9), na Câmara dos Deputados.

O SITRAEMG, parceiro do movimento nacional pela realização da auditoria da dívida pública brasileira, também esteve presente, representado pela coordenadora executiva Vilma Oliveira Lourenço.

IMG-20160809-WA0012

A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli destacou que a criação da Frente só foi possível graças às milhares de pessoas que abraçaram a causa e batalharam para levar o tema ao foco dos debates. Ela explicou como a dívida abrange e afeta os vários setores e áreas que vem sofrendo constantes ataques e cortes.

IMG-20160809-WA0035

Ainda no início do evento, Fattorelli colocou para aprovação o estatuto e a logomarca da Frente Parlamentar, que irá contar com uma composição pluripartidária, encabeçada pelo deputado Edmilson Rodrigues (PA) no âmbito da Câmara dos Deputados e pelo senador João Capiberibe (AP) no Senado Federal.

Em seu discurso, o deputado Edmilson Rodrigues criticou os sucessivos governos que se negam a dar informações claras sobre o endividamento público e ressaltou a necessidade de dedicação aos estudos sobre a dívida, para que a Frente alcance os resultados esperados. “Todos que pensam a dívida são bem-vindos para somar nesse debate”, afirmou.

IMG-20160809-WA0038

O senador João Capiberibe explicou que os brasileiros trabalham 5 meses por ano para pagarem impostos e desse valor, 2 meses e meio são para pagar a dívida. “Temos que convencer o povo sobre a importância da dívida”, destacou.

Compromisso

As deputadas Luiza Erundina (SP) e Jandira Feghali (RJ) pré-candidatas as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente se comprometeram em auditar a dívida dos municípios caso cheguem à Prefeitura. Ambas afirmaram que o tema já se encontra em seus programas de governo.

A dívida e a crise

Vários dos 25 deputados que prestigiaram o lançamento criticaram as atuais políticas do governo interino, que promovem ajustes e cortes para garantir o pagamento da dívida pública.

IMG-20160809-WA0043

O deputado Ivan Valente lembrou que já existe um material levantado durante a CPI da Dívida, que investigou as manobras fiscais e econômicas realizadas por diferentes governos, mas que nunca foi levado em conta.

Os deputados Adelmo Leão, Enio Verri, Luiz Couto, Glauber Braga, Ronaldo Lessa, Maria do Rosário e Érika Kokay lembraram que o lançamento da Frente surge em um momento de bastante preocupação nacional, onde o PLP 257 encontra-se prestes a ser aprovado e Comissão de Constituição e Justiça admitiu a constitucionalidade da PEC 241.

IMG-20160809-WA0045

A deputada Maria do Rosário (RS) sugeriu que a população peça e cobre a auditoria da dívida pública e que essa passe a ser agora a bandeira de todos os brasileiros. “Só com a luta vamos derrotar essa grande hipocrisia”.

Participação

Cerca de 25 parlamentares de vários partidos e mais de 70 entidades confirmaram presença no lançamento da Frente Parlamentar pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular.

IMG-20160809-WA0046

Lembrando que os nove grupos de trabalho já foram definidos e os interessados deverão procurar a Auditoria Cidadã da Dívida, no site ou pelo e-mail: auditoriacidada@gmail.com


Fonte: Auditoria Cidadã da Dívida

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags