Jornalistas escolhem melhores congressistas de 2008

Compartilhe

O que há em comum entre parlamentares como Pedro Simon (PMDB-RS), Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam Buarque (PDT-DF), Alvaro Dias (PSDB-PR), Fernando Gabeira (PV-RJ) e José Carlos Aleluia (DEM-BA)?

Embora pertençam a diferentes partidos e tenham formações ideológicas distintas, todos eles fazem parte do seleto grupo de deputados e senadores que já receberam o Prêmio Congresso em Foco, que chega à sua terceira edição repleto de novidades – a começar pelo troféu a ser entregue aos primeiros colocados, completamente redesenhado pela artista plástica Suzana Gouveia.

Com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, o Congresso em Foco começa a consultar hoje (16) os profissionais de imprensa que acompanham diariamente as atividades dos parlamentares.

Até a próxima quinta-feira (18), além de apontar quais são os deputados e senadores que melhor representam a população no Congresso, os jornalistas ainda responderão a uma nova pergunta: “Quais são os parlamentares que mais se destacam no combate à corrupção e à promoção da Justiça?”. O resultado da votação será divulgado nesta sexta-feira (19).

Votação do internauta – A decisão estará, então, com o internauta. A partir da próxima segunda (22) atéç o dia 20 de novembro, o leitor do Congresso em Foco poderá escolher entre os 25 deputados e os 15 senadores mais votados pelos jornalistas aqueles que melhor representam os interesses da população. Também será submetida ao “eleitor” a escolha dos cinco que mais receberam votos por sua atuação no combate à corrupção.

Todos os pré-selecionados serão premiados com certificados, em cerimônia a ser realizada em 1º de dezembro em Brasília. Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado receberão um troféu. Os colocados entre a quarta e a décima posição em cada casa legislativa (Câmara ou Senado) receberão placas de homenagem. A mesma honraria será entregue aos vencedores da nova categoria e da consulta feita entre os jornalistas.

Outra novidade da edição deste ano é a extinção do prêmio dado, nos dois últimos anos, aos parlamentares mais assíduos. “Acabamos com esse prêmio por entendermos que a assiduidade é uma obrigação do parlamentar”, explica o diretor do site, Sylvio Costa.

A cada internauta será permitido votar somente uma vez, escolhendo até cinco senadores e no máximo dez deputados. Já para a eleição do parlamentar que mais se destacou no combate à corrupção, será autorizado apenas um voto. Os votos terão de ser confirmados por meio de link encaminhado automaticamente ao endereço eletrônico informado pelo leitor.

Objetivos do prêmio – Desde que foi criado, em 2006, o Prêmio Congresso em Foco recebeu o apoio de diversas entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e o reconhecimento de cientistas políticos e pesquisadores da comunicação.

De acordo com o regulamento, são objetivos da premiação:

“Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações ao longo do ano de 2008; valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível; estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na própria definição dos congressistas a serem agraciados; contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania; difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos.”

Votação dos jornalistas – Na primeira etapa de votação, a cargo dos jornalistas, estão aptos para votar todos os repórteres credenciados pelo Congresso Nacional e todos os jornalistas em atividade em Brasília que, por força de sua função, produzem, editam ou analisam material político relacionado com as atividades do Congresso Nacional.

Nesse caso, incluem-se: repórteres, produtores, redatores, coordenadores e editores de política; diretores, secretários e chefes de redação; editores executivos dos jornais locais; pauteiros e chefes de reportagem que atuem na área de política; colunistas políticos; âncoras, comentaristas políticos e apresentadores de rádio e TV; e diretores de sucursais.

Não será permitido o voto a jornalista que exerça no momento o cargo de assessor de deputado federal ou senador no exercício do mandato.

O processo de votação e de apuração dos votos dos jornalistas será acompanhado e fiscalizado pelo Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que tomará, em conjunto com o Congresso em Foco, todas as providências necessárias para assegurar que o resultado expresse, sem nenhum tipo de interferência indevida, a vontade soberana dos jornalistas votantes.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags