O Sitraemg participou da III Jornada de Assuntos de Aposentadoria, realizada por um conjunto de entidades, nos dias 7 e 8 de novembro, quinta e sexta-feira, no formato híbrido. O sindicato foi representado, presencialmente, em Brasília, pela coordenadora-geral Eliana Leocádia.
Um dos pontos altos da jornada foi o debate “Os servidores públicos e a corrosão do direito à aposentadoria: o fim da integralidade, da paridade e a cobrança de contribuição previdenciária aos aposentados e pensionistas”.
O debate reuniu as deputadas federais Erika Kokay (PT/DF) e Luciene Cavalcante (Psol/SP), o deputado distrital Fábio Felix (Psol/DF) e, remotamente, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol/SP).
Os parlamentares foram unânimes em avaliar que, desde a Constituição Federal de 1988, nenhum direito social das trabalhadoras e dos trabalhadores sofreu mais ataques do que o direito à previdência social, que passou por sucessivas contrarreformas.
Eles expressaram preocupação com a continuidade de políticas de austeridade, como o arcabouço fiscal, e defenderam um esforço conjunto entre sindicatos e representantes no Congresso Nacional para barrar as mudanças prejudiciais ao serviço público.
Novos ataques
Também foi discutida a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que validou a emenda permitindo a contratação de servidoras e servidores públicos sob o regime da CLT.
Para as deputadas e o deputado, a mobilização em defesa desses direitos é condição para assegurar a dignidade da classe trabalhadora e para a manutenção desses direitos fundamentais.
Nos dois dias de Jornada foi realizada mobilização pela revisão das contrarreformas da previdência social na rodoviária do Plano Piloto e em frente ao Museu Nacional.
Além do Sitraemg e da Fenajufe, estiveram presentes na Jornada representantes de várias entidades, como Fonasefe e centrais sindicais.
A íntegra das falas está disponível no canal do YouTube da Fonasefe. Clique, abaixo, para conferir.
*Com informações Andes SN
Leia mais
Entidades realizam a III Jornada de Assuntos de Aposentadoria, em Brasília
Assessoria de Comunicação
Sitraemg