Há 48 anos atrás, a luta pelos direitos civis dos LGBT começava

Compartilhe

Nos anos 1960, nos Estados Unidos, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros sofriam perseguição da polícia norte-americana. As casas noturnas e diversos bares em Nova Iorque eram pontos de encontro dessas pessoas que eram discriminadas e oprimidos pela juridisção norte-americana e pela população de forma geral.  Na época, as relações entre pessoas do mesmo sexo e bem como se assumir LGBT era considerada crime e frequentemente ocorriam batidas policiais nos bares e lugares de diversão noturna que atendiam este tipo de público.

No dia 28 de Junho de 1969,  mais uma batida policial acontecia no bar Stonewall Inn, um dos pontos de encontro e diversão desse público. Entretanto, dessa vez, as pessoas que se encontravam dentro e fora do bar resistiram a batida e as prisões e foram à luta.  Nos dias que se seguiram, as manifestações continuaram e cada vez mais pessoas foram aderindo a luta. Foram seis dias de protesto contra a repressão policial e pelo direito de viver a sua sexualidade e ser quem é, sem ser atacado de alguma forma por isso. 

No ano seguinte, em 1970, para comemorar o primeiro ano desse fato que ficou conhecido como Revolta de Stonewall, aconteceu em frente ao bar, a 1º Parada do Orgulho LGBT do mundo,  reunindo 10 mil pessoas. Atualmente, as paradas são recorrente em diversas cidades de países de todo o mundo. 

Apesar da luta ter começado há quase cinquenta anos atrás, e o movimento ter conquistado muitas vitórias, ainda existe muito caminho a ser percorrido. Essa população ainda continua sofrendo contra o preconceito, a discriminação e a violência física e psicológica em ambientes de trabalho, em casa e em diversos lugares.  E é por isso que essa população deve se orgulhar, não só hoje, mas todo dia pela força que tem para resistir a esses ataques. 

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags