Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Filiados técnicos judiciários escolhem seus representantes para o 6º Contec da Fenajufe

Compartilhe

Os coordenadores Domingos Sávio Barbosa Dias (TRE-BH) e Helder da Conceição Magalhães Amorim (JF-BH), e os colegas filiados Leonardo Castro de Andrade (TRT) e Diva Guimarães Lage (JF-BH), irão representar o Sitraemg no 6º Contec da Fenajufe. Helder participará como observador. Como não houve candidatos pela Justiça Militar, Diva foi eleita para essa vaga, por aclamação. Gilson Martins (JF) foi escolhido como observador.

O 6º Encontro Nacional de Técnicos (6º Contec) da Federação será realizado no dia 29 de janeiro (sábado), por plataforma virtual, em razão da pandemia.

A escolha dos representantes de Minas ocorreu em reunião virtual do segmento realizada na noite de quinta-feira (20).

Foi a primeira reunião dos técnicos após a decisão da assembleia da categoria da terça-feira (18) que debateu o Núcleo de Técnicos do Judiciário Federal em Minas. AGE que criou o núcleo, em 2014, limitou a sete o número máximo de integrantes do grupo. A assembleia mais recente aprovou a proposta da diretoria do sindicato de acolher como integrantes todos os filiados do segmento.

NS discutido com a ministra Rosa Weber

A reunião de quinta-feira (20) foi conduzida pelo coordenador Domingos Sávio, contando ainda com a presença do também coordenador Helder Amorim. Embora filiados também tenham podido participar, somente os filiados tiveram direito de votar e ser votados, como previsto no estatuto do sindicato.

Domingos já começou a reunião dando informes sobre audiência virtual, ocorrida horas antes, do Sitraemg com a ministra Rosa Weber, presidente interina do Supremo Tribunal Federal (veja AQUI). Ele e Alexandre Magnus, representando a coordenação do sindicato, incluíram na pauta as questões do nível superior e da sobreposição.

Os coordenadoras queixaram-se à ministra que, atualmente, a remuneração de um técnico judiciário em final de carreira está cerca de R$ 7 mil inferior à de um analista. Os técnicos não querem a equiparação salarial entre os dois cargos. Pleiteiam somente a redução dessa diferença, que consideram abissal.

Todo o empenho pelo projeto do Nível Superior   

Antes de abrir os debates, Domingos informou que a atual diretoria intencionava ampliar esse espaço para os técnicos desde o início do mandato. Isso foi dificultado pelas limitações impostas pela pandemia. O pontapé inicial foi a abertura para criação da Comissão de Valorização dos técnicos, através de link publicado no site.

O coordenador também colocou, para apreciação e manifestação dos presentes, o regulamento do núcleo inicialmente redigido pela comissão. O texto ainda não está “fechado”. Será publicado no site para que todos os técnicos filiados possam avaliar e enviar sugestões.

Já nos debates, muitos reclamaram que a causa dos técnicos parecia ter sido abandonada pelas sucessivas diretorias do sindicato. Alguns dos presentes alegaram que essa foi a motivação para terem se desfiliado da entidade.

Foi relatado que, no princípio das discussões sobre o nível superior, alguns analistas disseram apoiar a causa. Só não admitiam a equiparação.

Os técnicos presentes fizeram um apelo para que o sindicato não só volte abraçar a causa. Reivindicaram que a direção cobre empenho da Fenajufe junto aos tribunais superiores. Que façam pressão para que o Supremo Tribunal Federal envie o projeto que cria o nível superior, com urgência, ao Congresso Nacional. Afinal, ele foi amplamente discutido e aprovado em todas as instâncias da categoria.

A importância de todos se filiarem

Os coordenadores do sindicato esclareceram que, agora, o Núcleo volta a funcionar de forma mais efetiva. Reuniões, palestras e outros eventos serão realizados com freqüência. Inclusive presencialmente, quando a pandemia permitir. E pediram que os colegas não filiados filiem-se, para fortalecer as lutas do segmento e de toda a categoria.

Em nova reunião marcada para a próxima semana, os participantes irão discutir e decidir, entre outras coisas, sobre a fusão da comissão ao núcleo.

Serviço

Mas, desde já, os interessados em participar do núcleo podem manifestar essa intenção através do e-mail margareth@sitraemg.org.br, informando o nome completo e o local de trabalho em que for lotado.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags