Os participantes da assembleia geral ordinária deste sábado, 9 de março, aprovaram, por unanimidade e sem ressalvas, as constas do Sitraemg referentes ao período de 1º de junho a 31 de dezembro de 2023 (veja cópia).
O evento foi realizado no auditório da Caixa Econômica Federal, em Belo Horizonte, com a participação de filiados também por plataforma virtual.
Foi aprovada quase por unanimidade, com apenas duas abstenções, a proposta orçamentária da Diretoria Executiva para o ano de 2024 (veja cópia).
Igualmente, os filiados e filiadas aprovaram, com duas abstenções, a adesão do Sitraemg e da categoria à campanha “Fora Zema”, em apoio aos sindicatos e trabalhadores do serviço público do estado contra o governador Romeu Zema.
A exposição sobre os dois primeiros temas da pauta foi feita pelo contabilista Wilton Coelho, responsável pela contabilidade do sindicato, com a primeira mesa sendo composta pelos conselheiros fiscais Paulo José da Silva, Roberto Lélis Stehling e Wallace Marques Coelho.
Para a segunda mesa, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na sexta-feira, 8 de março, foram convidadas quatro das seis mulheres que integram a atual Diretoria Executiva do sindicato: Eliana Leocádia, Elimara Gaia, Joana D’arc Carvalho Guimarães e Alessandra Barbosa.
Já a mesa que deliberou sobre o “Fora Zema” foi composta pelos coordenadores David Landau (presencialmente) e Carlos Wagner (virtualmente).
Também participaram da AGO, presencialmente, os coordenadores Fernando Neves e Alexandre Brandi, além da conselheira fiscal Artalide Lopes, e virtualmente, os coordenadores Alexandre Magnus, Enilson Fonseca e Carlos Cabeça.
AGO participativa e esclarecedora
A assembleia foi bastante participativa. Todos os filiados presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas, obtendo os esclarecimentos por meio do contador Wilton Coelho e de membros da Diretoria Executiva.
Alguns questionamentos acabaram se convertendo em sugestões a serem estudadas pela Direção da entidade em relação à organização de eventos no futuro.
O coordenador-geral Fernando Neves adiantou que a nova versão do site da entidade, que estará funcionando a partir de maio, trará um espaço ainda mais completo para prestação de contas.
Em relação a questionamentos sobre os gastos do sindicato com eventos festivos e culturais, vários coordenadores presentes esclareceram que são extremamente necessários. Lembraram que tais iniciativas contribuem para a saúde e a integração dos filiados, o que está previsto no estatuto da entidade, em seu artigo 3º.
Foi explicado, ainda, que a proposta orçamentária visa orientar a Diretoria Executiva na aplicação dos recursos ao longo do ano. Porém, ela não é “engessada”. Há possibilidade de mudanças na priorização de gastos no decorrer da execução orçamentária, conforme as demandas da categoria e da entidade que surgirem.
Coordenadores do sindicato informaram que será dada continuidade às obras em andamento. Inclui, entre essas obras, a criação de um espaço cultural para realização de shows e eventos em geral, e a construção de um amplo auditório.
Sobre a campanha “Fora Zema”, o coordenador Carlos Wagner defendeu a adesão devido à importância de o Sitraemg se unir às demais entidades sindicais e a suas respectivas categorias e lutas.
O coordenador David Landau acrescentou que muitas das causas dos servidores estaduais têm tudo a ver também com a condição de cidadão mineiro dos servidores do Judiciário Federal. Citou, como exemplo, a luta contra a privatização da Cemig e da Copasa, e a ameaça que a entrega dessas empresas para a iniciativa privada representa. E rememorou o caos vivido pela população da capital paulista, no ano passado, em razão do péssimo serviço prestado pela Enel, concessionária do setor naquele estado.
Parceria com a Caixa
Antes da abertura da assembleia, foi constituída uma mesa com o coordenador-geral do Sitraemg Fernando Neves, a coordenadora de Finanças, Elimara Gaia, e representantes da Caixa.
Eles falaram sobre a parceria recentemente firmada com a abertura de conta do sindicato na agência da instituição financeira na rua Tupinambás, em Belo Horizonte.
O auditório foi cedido gratuitamente para a AGO em razão dessa parceria.
Pela Caixa, participaram o gerente da conta, Helberth Baptista dos Santos; o gerente geral de Rede, Guilherme Malafaia; e o superintendente executivo de Varejo, Amarildo Mascarenhas.
Em nome da entidade, Fernando Neves ressaltou a importância do sindicato manter uma conta em um banco voltado para investimentos a programas voltados para pessoas de baixa renda. “A gente luta por um país mais justo”, disse.
Amarildo Mascarenhas reforçou que a Caixa “é o banco do povo, da população brasileira”. E o gerente Helberth Batista saudou a parceria e colocou-se à disposição do sindicato e dos servidores do Judiciário Federal. “Podem contar com a gente”, comprometeu-se.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg