Cerca de 170 filiados e filiadas do segmento participaram, entre presencial e virtualmente, do Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas PJU – Sitraemg/2025. O evento foi realizado no período de sexta-feira a domingo (28 a 30 de março), no Hotel Tauá, em Caeté (MG).
Organizado por uma comissão composta pelas coordenadoras Alessandra Barbosa, Eliana Leocádia e Joana D’Arc Guimarães contou também com as presenças destas e, também,* dos coordenadores Carlos Cabeça, Enilson Fonseca e David Landau, além dos advogados Rudi Cassel, Jean Ruzzarin, Débora Oliveira e Letícia Kaufmann, da assessoria jurídica.
Confira o álbum com todas as fotos do evento:
A mesa de abertura, conduzida pela coordenadora-geral Eliana Leocádia, foi composta, ainda, pela coordenadora Joana D’Arc Guimarães, a ex-presidente e ex-coordenadora-geral Lúcia Maria Bernardes de Freitas, e os filiados João Elias (TRE-MG) e Maria Eunice Camilo Diniz (Justiça Federal).

As palestras do assessor da Consillium Lucas Pinheiro (veja aqui) e do advogado Rodrigo Campagnacci abriram as atividades de formação.
Nos debates e avaliações da mesa, destaque para a importância de fortalecer a luta nacional pelo fim da tributação previdenciária dos aposentados e pela ampliação de direitos, como a conquista do auxílio-nutrição.
“Nós fazemos mobilização permanente em Brasília, em defesa dos aposentados e pensionistas. Um trabalho que começa às 06h30 no aeroporto abordando parlamentares, e que continua no Congresso Nacional, seja participando das audiências ou visitando os gabinetes e conversando com deputados senadores. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e em ver que Minas Gerais foi o Estado Campeão no apensamento da PEC 555 a PEC 66”, relatou Eliana Leocádia.
Joana D’arc Guimarães destacou que muitos servidores adiam ao máximo a aposentadoria por causa da perda de benefícios e deixam de viver. “É preciso garantir o Plano de Carreiras, que corrige as distorções, e acabar com a contribuição dos aposentados para o RPPS e ampliar direitos como o auxílio-nutrição”, defendeu.
O encontro não teve caráter deliberativo. Porém, os encaminhamentos aprovados ao final do evento serão enviados à Diretoria Executiva do sindicato, para avaliação.
Tempo livre e palestras
As manhãs de sábado e domingo, 29 e 30 de março, do encontro foram só de lazer. Os filiados e as filiadas do sindicado se espalharam para atividades diversas, como caminhadas, trilhas, jogos de sinuca, piscina, sauna e outras, divertindo-se a valer. A tarde de sábado foi toda dedicada às palestras e debates, fechando com a definição das propostas a serem encaminhadas como sugestões para atuação da Direção da entidade em prol do segmento. E à noite, mais divertimento, com a realização de um bingo com dezenas de brindes.
Na abertura das atividades de sábado, os coordenadores reiteraram a mensagem de boas-vindas aos participantes. Enilson Fonseca detalhou as atividades de mobilização realizadas pela caravana de filiados em Brasília, ao longo da semana, para coletar assinaturas de deputados e senadores para a criação da Frente Parlamentar Mista pela Defesa e Valorização dos Servidores do Poder Judiciário Brasileiro e seus Conciliadores e Mediadores. Carlos Cabeça destacou a predominância das mulheres no evento. “É um prazer estar com vocês. A luta de vocês não tem preço”, disse.

David Landau ressaltou a importância de ouvir e absorver a voz da experiência, sobretudo daqueles que ostentam uma trajetória de luta pelos direitos da categoria. Eliana Leocádia, Joana D’Arc e Alessandra Barbosa agradeceram a presença de todos, e principalmente das mulheres. “Nosso objetivo é que este fim de semana seja muito bom para vocês”, acrescentou Alessandra, frisando que a atual Diretoria Executiva do sindicato presta todo o apoio aos filiados aposentados e pensionistas, e aos demais segmentos da categoria.
Importância da saúde financeira e mental do segmento
A gerente de negócios da Sicoob Coopjus Kátia Almeida deixou os filiados aposentados e pensionistas “ligados” ao palestrar sobre economia familiar (mais detalhes aqui). Primeiro, explicou o que é a famosa “taxa Selic”, que tanto tem pautado o noticiário econômico e assustado a população, elencando os impactos do aumento e da redução da taxa sobre o orçamento das famílias e das pessoas.

Kátia também falou sobre o endividamento da população, deu dicas sobre educação e planejamento financeiro, o melhor momento de contrair empréstimos e as melhores formas de aplicação da economia familiar, e teceu os conceitos de golpe e fraude, dando sugestões sobre como se proteger de ambos. Por fim, sugeriu os caminhos para o sucesso da economia familiar: tenha o orçamento enxuto; jamais gaste o dinheiro que ainda não tem; economize em tudo que puder, que se surpreenderá com o resultado; pague tudo o que puder à vista e peça desconto; elimine suas dívidas; aplique bem o seu dinheiro. Confira aqui o conteúdo da palestra.
A presidente da cooperativa, Áurea Maria Parreira, afirmou que a administração busca oferecer um atendimento mais humano, preocupado com o cooperado, que é, afinal, o dono da instituição.
A psicóloga Luciana Mara França Moreira, do Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sitraemg, deixou sua mensagem aos aposentados e pensionistas presentes. Ela ressaltou a importância do Sitraemg não só como um espaço para atuação política do segmento, mas também para a busca e a preservação da saúde mental desses servidores.
Para ela, os laços e as relações familiares são fundamentais para a manutenção da saúde mental de todos. Porém, a participação em iniciativas coletivas, através do sindicato, permite-lhes ter acesso às discussões sobre os seus direitos e, também, a informações que contribuam para a própria proteção das pessoas com a idade mais avançada, como os ensinamentos sobre a organização do orçamento familiar e a proteção contra golpes e fraudes trazidos ao evento pela gerente de negócios da Sicoob Coopjus.


Assessoria de Comunicação
Sitraemg