A Fenajufe encaminhou na última sexta-feira, 16 de novembro, ofícios a vários deputados e entidades solicitando o agendamento de reuniões para tratar do PLC nº 06, referente ao recesso de fim de ano no Judiciário Federal. O projeto, de autoria do deputado Mendes Ribeiro Filho [PMDB/RS], foi aprovado no Senado Federal no final de outubro e retornará à Câmara para que os deputados apreciem as alterações feitas pelos senadores ao projeto original.
Os pedidos de audiência foram encaminhados ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chináglia [PT/SP]; ao autor do PLC 06, Mendes Ribeiro Filho; e a todos os membros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, como o seu presidente, deputado José Eduardo Cardozo [PT/SP]. Ao solicitar as reuniões, a Fenajufe argumenta que o projeto é de grande interesse dos servidores do Judiciário Federal, uma vez que organiza a Justiça Federal de primeira instância e estabelece dias e períodos de feriado forense e de suspensão de prazos processuais.
De acordo com o coordenador da Fenajufe, Antônio dos Anjos Melquíades, o Melqui, o objetivo da Federação nas reuniões é apresentar o posicionamento da categoria em relação ao assunto e defender a manutenção do texto original, que mantinha o recesso no Judiciário Federal. Além dos deputados, a Fenajufe também solicitou audiência com os presidentes da Ajufe, Anamatra e OAB nacional.
Em reunião de planejamento, realizada nos dias 1º e 2 de novembro, a diretoria da Fenajufe criou uma comissão, formada pelos coordenadores Melqui, Cláudio Klein, Ramiro López e José Carlos Oliveira, para acompanhar o andamento do projeto na Câmara dos Deputados.